SÉRIE » Morgan Freeman volta a contar a história de Deus

Publicação: 09/03/2019 03:00

Morgan Freeman já fez papel de Deus no cinema, mas na nova temporada de The story of God, a série sobre religião do canal National Geographic que tem sua estreia neste mês, se declara “inegavelmente” um crente. “Creio em Deus”, disse simplesmente o vencedor do Oscar na coletiva de imprensa de apresentação da terceira temporada da série, para qual o ator percorreu mais de 120 mil quilômetros e visitou 30 cidades para decifrar os mistérios da espiritualidade em todo o mundo.

Freeman disse à AFP que ao longo das viagens da produção entendeu que a religião, a crença em um deus, serve de “cimento” social. “Em quase toda sociedade, sem importar a religião, o ponto é manter as pessoas funcionando como uma unidade”.

A produção teve acesso a “deusas viventes” no Nepal, à suposta coroa de espinhos de Jesus na Catedral de Notre Dame, em Paris, a uma médium no Vietnã e à basílica da Natividade em Belém. O produção da terceira temporada foi adiada após as acusações de assédio sexual contra o vencedor do Oscar, mas o canal decidiu manter o programa depois de realizar uma investigação.

“Não”, foi a resposta seca do ator de 81 anos após ser perguntado se as acusações afetaram sua reputação e sua carreira. A série entra em detalhe na análise da religião, dos rituais. “Uma das coisas que nos orgulha é que realmente mostramos à luz da bondade e bem-estar”, disse Lori McCreary, produtora-executiva da série junto a James Younger e Freeman. (AFP)