DISTINÇÃO » Rei Abdullah II da Jordânia receberá "Nobel católico"

Publicação: 09/03/2019 03:00

O rei Abdullah II da Jordânia receberá em Assis, Itália, a Lâmpada de São Francisco, um prêmio considerado o Nobel católico da Paz. “Sua Majestade o rei visitará, acompanhado por Sua Majestade Rania, a Rainha da Jordânia, a Basílica de São Francisco de Assis em 29 de março”, anunciou o padre Enzo Fortunato.

Os franciscanos entregarão este prêmio ao soberano “por sua ação e compromisso na promoção dos direitos humanos, harmonia entre as diferentes religiões e a recepção dos refugiados”, disse o padre Enzo.  “Hoje, o mundo é chamado a escolher entre o medo e a confiança no outro, e nós escolhemos a confiança”, acrescentou.

O esforço do monarca jordaniano “a favor da paz e da harmonia no mundo” é essencial “na luta contra a propagação de ideologias nefastas”, disse o embaixador da Jordânia em Roma, Fayiz Khuri. O rei do país majoritariamente islâmico receberá essa distinção durante uma cerimônia na presença do chefe do governo italiano, Giuseppe Conte, e da chanceler alemã, Angela Merkel, que foi agraciada com o prêmio no ano passado.

A Lâmpada da Paz, uma distinção pouco conhecida do público em geral, foi concedida pela primeira vez em 1981 ao líder polonês Lech Walesa.  Desde então foi recebida pelo Papa João Paulo II e Madre Teresa (1986), Yasser Arafat (1990), Mikhail Gorbachev (2008), Simon Peres (2013), Mahmud Abbas (2014), Papa Francisco (2015) e o ex-presidente colombiano Juan Manuel Santos (2016). (AFP)