MOVIMENTO EDUCAR 2019 » Segundo dia para as provas do Enem Especialistas orientam os alunos a fazerem uma análise da primeira prova e identificar o que pode ser melhorado

Publicação: 09/11/2019 09:00

Depois de terem participado do primeiro dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os 216.047 candidatos pernambucanos que poderão usar a nota da avaliação para concorrer a uma vaga no ensino superior do país e de Portugal fazem, neste domingo, as provas de matemática e ciências da natureza, com questões de biologia, física e química. Serão cinco horas de prova, com início às 13h30 e término às 18h30.

A pedagoga Carol Costa, coordenadora pedagógica de ensino médio da unidade Boa Viagem do Colégio Núcleo, afirma que este é um período em que os estudantes ficam muito tensos. “A ansiedade toma conta da atmosfera do aluno de terceiro ano, do vestibulando como um todo. Ele saiu de um primeiro dia, quando há todo um impacto, com a expectativa do tema da redação, de um formato de prova. Então, vem a expectativa para o segundo dia, especialmente para a prova de matemática, que é comprida e cansativa. Porém, o medo inicial já passou”, destaca.

A psicóloga Lígia Barros, coordenadora de orientação educacional do Colégio Núcleo, lembrou que alguns candidatos acabam não se dando tão bem no Enem não por falta de conhecimento, mas porque se abalam emocionalmente. “A cobrança dos pais e deles mesmos, além do medo do fracasso e estresse desestabilizam alguns estudantes. Quando o emocional está desequilibrado, a capacidade de raciocínio, os famosos 'brancos', é afetada. A memória trava porque o cérebro não funciona bem com o estresse”, explica.

Avaliar o que não deu certo no primeiro dia do Enem é a recomendação da psicóloga para os candidatos que sentiram que não se saíram bem no domingo passado. “Pedimos para o aluno fazer uma análise e se perguntar sobre como foi no decorrer da prova, como se comportou, o que sentiu, o que o atrapalhou e como pode trabalhar isso no segundo dia”, pontua. Caso o estudante identifique que o emocional foi um obstáculo no dia das provas de linguagens, ciências humanas e redação, é recomendado investir, na véspera do segundo dia do Enem, em atividades relaxantes.

Mobilidade
Para monitorar os principais corredores viários, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) montou um esquema de monitoramento de tráfego. A CTTU disponibilizará efetivo com agentes de trânsito para atuar durante todo o dia na operação. O esquema de monitoramento tem o objetivo de proporcionar mais fluidez nas proximidades dos locais de prova que concentram o maior número de candidatos.

O monitoramento também é realizado pela equipe da Central de Operações de Trânsito (COT), que acompanha o trânsito com o auxílio das câmeras de videomonitoramento. A CTTU ressaltou que a população pode acionar os serviços do órgão através do teleatendimento, que é gratuito e funciona 24 horas pelo 0800-081-1078.

Os estudantes que vão participar do segundo dia do Enem contarão ainda com o reforço de 22 linhas que circulam pela Região Metropolitana do Recife (RMR). De acordo com o Grande Recife Consórcio de Transporte, ao todo, 128 ônibus serão colocados em operação e, juntos, realizarão 1.164 viagens. Isso significa 24 veículos e 171 viagens a mais do que nos outros domingos.

Frequência

Matemática

11%    Porcentagem, matemática financeira
10%    Grandezas proporcionais e  médias algébricas
8%    Problemas de 1º e 2º grau
7%    Prismas
6%    Noções básicas de estatística

Física
13%    Resistores
8%    Acústica
8%    Ondulatória
7%    Calorimetria
7%    Energia, trabalho e potência

Química
11%    Estados físicos, sistemas, misturas
11%    Forças intermoleculares
9%    Eletroquímica
9%    Lei ponderais e estequiometria
6%    Polímeros

Biologia
12%    Crescimento populacional
8%    Genoma humano
8%    Organização celular
7%    Ecossistema
7%    Relações ecológicas

Candidatos

"Fiz o Enem por experiência no ano passado. No primeiro dia deste ano, foi muito tranquilo. Vou para o segundo dia confiante. Ele vai definir o meu resultado porque matemática e ciências da natureza são provas com pesos importantes para quem quer fazer medicina”
Pedro Miguel Sousa, 18 anos, medicina

"Para o meu curso, a prova de matemática tem peso grande. Vou tentar dar um gás maior nessa prova, garantindo as questões mais fáceis e médias para escapar da TRI (Teoria da Resposta ao Item, que classifica as questões em fáceis, medianas e difíceis)”
Júlio César Silva, 17 anos, matemática

"O Enem 2019 é uma incógnita. Achei o primeiro dia um pouco diferente dos anos anteriores, com textos menores, mas muito interpretativos. Apesar disso, foi tranquilo porque já esperávamos essa mudança. Para o segundo dia, espero uma prova semelhante às do primeiro, com textos menores”
Bruna Branco, 17 anos, direito

"Depois de já ter feito o primeiro dia do Enem, avalio que foi importante eu ter entrado um pouco mais cedo na sala de prova e ficado lá, me concentrando. Quando abri a prova, consegui fazer com atenção. Vou procurar fazer isso também no segundo dia”
Isabelle Cilento, 17 anos, medicina