3 PERGUNTAS » Maurício Xavier // diretor da Católica Business School

Publicação: 10/03/2020 09:00

Em linhas gerais, qual a importância de um MBA para se reinserir ou progredir no mercado de trabalho?
Tanto na área do Direito como na de Gestão, precisamos atualizar as competências de quem está no mercado, que está cada vez mais exigente. A partir deste ano, várias mudanças estão acontecendo, em relação a modelos de gestão, tecnologia, problemáticas que não existiam, relacionadas à sustentabilidade, meio ambiente, empresas responsáveis. Quando o profissional atualiza suas competências, aumenta sua empregabilidade, seja para entrada ou para encarreiramento, crescimento no mercado. O MBA é importante para progredir. Tem uma terceira alternativa, ainda, que é a mudança de carreira: o MBA é o melhor caminho. Muitas vezes, mais rápido e efetivo do que uma nova graduação. Já se sabe que muita gente que atua numa empresa em funções de liderança, hoje, não atua em sua área de graduação, mas são pessoas que se especializaram através de MBAs e LLMs.

Quais as principais demandas do mercado de trabalho a serem consideradas por quem pensa em cursar um MBA?
A principal demanda é a inovação. Pensar de maneira inovadora é uma das questões principais no mercado atual. Uma visão mais sistêmica e estratégica de negócios. Além da questão da responsabilidade social e ambiental, que torna os negócios mais sustentáveis. E as novas tecnologias.

Quais os principais diferenciais da Católica Business School?
Ter formadores que são mestres ou doutores com profundo conhecimento teórico e experiência de mercado. A Católica Business School fica ambientada num espaço de inovação, salas de aula modernas, utilizando modelos das melhores escolas de negócios do mundo, num espaço físico diferenciado. É preciso considerar, ainda, a parceria da Católica Business School em Portugal, que dá a chance do estudante ter uma semana adicional de curso numa das melhores escolas de negócios de Portugal, fazendo extensão internacional na Católica Porto Business School.