A versatilidade de Mirna Criada no Córrego do Jenipapo e hoje badalada como chef, a pernambucana se reinventa agora com insumos regionais

Marina Simões
marina.simoes@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 18/08/2018 03:00

A chef pernambucana Mirna Gomes, participante do MasterChef Profissionais (2017), na Band, tem sido solicitada em terras pernambucanas para mostrar suas habilidades e trocar experiências com cozinheiros locais. Mirna é a convidada da chef Jace Souza, à frente do restaurante Mingus, em Boa Viagem, para o minifestival especial no jantar da casa. Uma das características do menu à quatro mãos foi a valorização de insumos orgânicos e destaque para os produtores locais, como o mel feito em Ouricuri, o bacon Yaguara, de Taquaritinga do Norte, defumados, de Aldeia, vegetais plantados no Cabo de Santo Agostinho até queijos Campo da Serra, do município de Pombos. “Os insumos eram menos acessíveis e tinham que vir de longe. Descobrir que tem tudo isso aqui perto e com qualidade é muito rico”, elogia a cozinheira radicada em São Paulo há dez anos. O menu fechado custa R$ 100 (por pessoa) e é possível escolher entre três entradas, três pratos principais e duas sobremesas.

Os pratos ressaltam ingredientes considerados pouco nobres e transformados a partir de técnicas clássicas, como nas entradas Orgânicos da horta (cenoura e rabanete confitados no soro de iogurte e vinagre de caju, conserva de maxixe, ar de mel e pólen)  e o Munguzá Salgado (crocante de milho com purê de feijão fradinho e lardo Yaguara Ecológico). Entre os pratos principais, o Da terra (mil folhas de beterraba com queijo Boursin, redução de beterraba defumada e brotos) e o Mar e Terra (arroz vermelho de lagostins e chouriço artesanal). Uma das maiores surpresas é o Coisa fina! (língua braseada com purê de batata doce roxa e salada de brotos), onde as chefs valorizaram a língua de boi, insumo muitas vezes escanteado, com sabor, textura e apresentação requintados. As sobremesas do Mingus trazem referências da culinária pernambucana, com a versão da Cartola (crumble de banana, gelatina de melaço e sorvete de requeijão) e Suspiro de Carol (raspadinha de cajá, gel de limão, sorvete de doce de leite, suspiro e coentro).

“Tenho visto que pouco a pouco tenho conseguido me reinventar e criar receitas novas com pegada comida de boteco, de uma linha mais rústica, e também preparar pratos mais sofisticados”, comenta a cozinheira criada no Córrego do Jenipapo, periferia do Recife, que começou como massoterapeuta em Fernando de Noronha e já passou pelas cozinhas do Maní, de Helena Rizzo, do Clandestino, de Bel Coelho, e do espanhol El Celler de Can Roca.  

Cozinheira itinerante, Mirna Gomes está em cartaz com o Festival de carnes curadas, trabalhando ao lado do chef Abdo VIla Nova no restaurante Castelus, localizado na área externa do Instituto Ricardo Brennand, no bairro da Várzea. Os cozinheiros buscaram referências em técnicas da cozinha medieval para preparar o menu, disponível durante todo o mês de agosto na casa. “Voltamos para os livros e utilizamos processos de secagem e cura em carnes e novas combinações nos molhos como missô e iogurte, além de trabalhar com bastante vegetais”, comenta. Entre as receitas, o atum curado com legumes tostados e emulsão de iogurte Campo da Serra (R$ 72,90) e Cordeiro de Sol com arroz sertanejo cremoso e gremolata “Para criar esses cardápios todos tenho tido o cuidado de buscar receitas exclusivas e exercitar novas técnicas. A cada menu conheço um cozinheiro, equipe, ingredientes e formas de fazer novos. Há muita troca”, celebra. Mirna também fez participações em festivais gastronômicos da Pousada Brisas, em Porto de Galinh
as, assinou jantar harmonizado com cerveja Ekäut no restaurante Cá-Já, nos Aflitos, com o chef Yuri Machado, e também atuou no restaurante Altar Cozinha Ancestral, ao lado da chef Carmem Virgínia. 

Serviço

Restaurante Castelus
Rua Mário Campelo, 700, Várzea / 99201-9787

Mingus
Rua do Atlântico, 102, Boa Viagem / 3327-6767