Comendo com os olhos Influencers digitais indicaram os dez pratos do Recife considerados os "mais bonitos do Instagram"

Bettina Novaes
bettina.novaes@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 15/09/2018 03:00

Se nós comemos pelos olhos, antes mesmo de colocar o garfo ou a colher na boca, uma boa fotografia pode aguçar os sentidos e trazer - ainda que na imaginação - o gostinho do prato ali retratado. Ainda mais na “era do clique”, onde tudo é registrado e compartilhado nas redes sociais. O consumidor vira produtor de conteúdo e, com a chegada e o aperfeiçoamento dos celulares, a informação fica mais democrática. A opinião de pessoas anônimas  pode ser acompanhada por milhares de usuários na internet. Existem perfis específicos para falar de todos os temas, desde moda e maquiagem, passando por viagens e gastronomia.

Neste nicho, os influenciadores que compartilham suas experiências pessoais chamam a atenção dos seguidores e dão novo formato para a divulgação de informações. A proposta é visitar os restaurantes e bares da cidade, provar os pratos - fotografando tudo - e compartilhar as impressões. Através da imagem, a comida vira o centro das atenções. A combinação de cores, texturas, iluminação e ângulos são decisivos na hora de registrar a foto perfeita. Os seguidores acabam buscando as opiniões dos ‘blogueiros’ antes de decidir onde comer. De fato, não se trata de uma avaliação especializada, nem crítica gastronômica, pois normalmente é embasada nos critérios pessoais de cada perfil.

Os “jurados”

Convidamos cinco influenciadores digitais voltados para gastronomia do Recife, para indicar quais são os pratos visualmente atrativos e saborosos que merecem entrar no ranking “os mais bonitos do Instagram”. Os perfis Recife Indica, de Jéssica Cavalcante; ISO Gastronômico, de Tatiana Canto; Recife Comer Beber e Comprar, de Bruno e Fernando Nóbrega; Gastronomizei, de Lucas Maia; e Foodie Friends, de Raíssa Maciel e Sofia Sampaio, somam juntos mais de 280 mil seguidores.  

@recife_indica
53,9 mil seguidores
por Bruno Marques e Jessica Cavalcante


O Raio que os parta é campeão de venda e a estrela do Beleleu nas redes sociais. A receita leva hambúrguer bovino, alface, tomate, cebola caramelizada, bacon e blend de queijos. A panelinha com mix de queijos derretidos vai à parte e é despejada em cima da carne na frente do cliente.

Costelinha bovina (assada lentamente na parrilla, servida com chimichurri fresco e dois acompanhamentos), servido no Pobre Juan (Shopping Riomar).

@gastronomizei
54,1 mil seguidores
por Lucas Maia


Um dos pratos mais fotogênicos para Lucas é o Tornedor de mignon em molho escuro de vinho acompanhado de fettuccine em creme de queijo do reino, receita do chef Gabriel Theodozio, do Pomodoro Café.

Ele também destaca a Lasanha feita com fatias finas de berinjela orgânica, mozzarela fresca, molho de tomate e molho branco gratinado ao forno.

@isogastronomico
38,5 mil seguidores
por Tatiana Canto


O preferido de Tatiana Canto, do Iso Gastronômico, é o croissant de queijo brie e presunto parma, uma das especialidades do Galo Padeiro.

Ela também recomenda a Favada, do restaurante Ca-Já, que acompanha farofa e vinagrete. Além de render fotos, o prato é saboroso e farto.

@foodiefriends
26 mil seguidores
por Sofia Sampaio e Raissa Maciel


Sofia Sampaio, do @foodiefriends, elegeu a Torrada Francesa (pão levain, creme azedo, hortelã, frutas vermelhas, granola, óleo de coco e geleia), servida no café da manhã do Orgânico 22.

A montagem do Tataki de salmão, de André Saburó - eleito chef do ano por Veja Comer&Beber 2018/2019 -, lembra uma obra de arte. O restaurante japonês Sushi Yoshi também foi eleito por Veja como o terceiro melhor do segmento no Recife.

@recifecomerbebercomprar
138 mil seguidores
por Bruno e Fernando Nóbrega


Prato da culinária nordestina que faz sucesso no Instagram, segundo Bruno Nóbrega, é o arrumadinho - feijão verde, farinha de mandioca torrada na manteiga, vinagrete e charque - servido no Bar do Tonhão, na Encruzilhada.

Do Camarada Camarão (RioMar e Shopping Recife), vale fotografar o Praia do Paraíso (500g de camarões marinados no chopp, fritos e salteados na manteiga com alho e cebola).