Made in PE Primeira edição do Guia da Cerveja Artesanal de Pernambuco detalha as 27 marcas do estado e endereços para degustá-las

Marina Simões
marina.simoes@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 22/06/2019 03:00

“Uma cerveja antes do almoço é muito bom pra ficar pensando melhor!”, já dizia Chico Science em A praiaeira. Mas se ela estiver gelada e for pernambucana, é melhor ainda. Bairrismos à parte, o mercado de cerveja artesanal pernambucano se consolida com uma variedade de marcas de alta qualidade, entidades organizadas, como a Associação Pernambucana de Cervejarias Artesanais (Apecerva) e a Associações de Cervejeiros Artesanais (Acerva-PE), e por oferecer possibilidade de capacitação, através do Instituto Ceres de Educação Cervejeira, o primeiro do gênero no Nordeste a formar beer sommeliers na região.

Com a proposta de reunir informações valiosas sobre esse universo, o cervejeiro Jayme Fonsêca produziu o 1° Guia da Cerveja Artesanal de Pernambuco, lançado esta semana na Ekäut Lab, em Boa Viagem. O e-book está à venda por R$ 19,90 e traça o panorama atual do mercado, listando todos os rótulos disponíveis no portfólio das cervejarias, os estabelecimentos e seus endereços, além dos principais eventos do calendário voltado para a bebida.

Foram listadas 27 cervejarias artesanais pernambucanas que possuem registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e um total de 102 rótulos de diferentes de cervejas nos estilos Ales, IPA, APA e Lagers. Das marcas apresentadas, nove possuem fábrica própria e 18 são cervejarias ciganas, modelo que leva sua receita autoral, mas utiliza a fábrica de outra marca para envasar.  Uma das novidades mais recentes, são três novos estilos da Capunga, lançadas em junho: uma Pilsen, uma Red Ale e uma Brown Ale, que vieram em garrafas transparentes e identidade visual inspirados nos elementos ar, terra e ar.

Os estabelecimentos que surgiram, vêm atrelados ao conceito do brewpub - bar que produz a própria cerveja - a exemplo do Ekäut Lab, ou de beer & burger, como o Marcolino e a Babyon Station. Com espécie de laboratório de experimentações, a Ekaut Lab aposta na cerveja como ingredientes e harmonização, como na Costelinha (costela defumada acompanhada de batata rústica com queijo parmesão e molho agridoce de American IPA, o Hambúrguer Carapuceiro (blend  bovino com pasta de gorgonzola e cebola embebidas na Extra Stout), Porco Läb (sanduíche de pernil marinado na Coffee Stout com cebola reduzida na Extra Stout e purê de maçã com Munich Helles). “Os locais apresentados possuem variedade de chopes e rótulos e têm sempre um profissional cervejeiro qualificado para atender”, aponta Jayme.

De acordo com o guia, o mercado recifense começou a tomar forma em 2015, com o surgimento das primeiras fábricas. “A quantidade quadruplicou e só em 2018 já surgiram mais cervejarias do que nos dois primeiros anos”, relembra. As pioneiras saíram na frente e ganham reconhecimento no mercado nacional e internacional, chegando a conquistar 20 medalhas para o estado. “O guia é um almanaque para o cervejeiro saber quais marcas existem e origem dos nomes. Para o turista pesquisar onde beber e para o empresário descobrir como aproveitar as potencialidades”, elenca. “Apesar da crise financeira, percebo o pernambucano querendo consumir o que é dele, e preferindo as marcas que dialogam com a cultura da cidade. Principalmente os nomes geram muita afinidade com o consumidor”, aponta.

Só se for gelada

LISTA DE CERVEJARIAS PERNAMBUCANAS

Debron
Ekäut
Babylon
Capunga
Navegantes
Patt Lou
Duvália
Grunhsbier
Manguezal
Cavallotti
Na Tora
Hmb
Hellcife
Doutorado do Chopp
Motche
Sanhaçu
Seis Punhos
Quatro Cantos
Fodástica
Friedahaus
Estrada
Bruguer Beer
Symoa
Capibabier
Riffen
Sieg
Malakoff
Armorial

SERVIÇO

Guia da Cerveja Artesanal de Pernambuco
Autor: Jayme Fonsêca
E-book: R$ 19,90
Informações: https://bit.ly/2IwvP0N