Coragem para ousar O chef paulista Felipe Mirassieras, com passagem por restaurantes renomados, comemora o primeiro ano no Recife e apresenta toda sua bagagem em novo cardápio

Publicação: 07/09/2019 03:00

Trocar o trânsito da capital paulista pelo do Recife, o asfalto e tons de cinza pela vista da orla de Boa Viagem é sinônimo de qualidade de vida para o chef Felipe Mirasierras, que comanda há pouco mais de um ano a cozinha do grupo Entre Amigos. Ele comemora o primeiro ano de estadia na capital pernambucana, após mudança de ares, e vem mostrando sua bagagem e criatividade nas unidades de Raimundo Dantas, dono da rede. Com experiência internacional, Felipe estreia o novo cardápio do almoço do Entre Amigos Praia, que traz fusão de todas as suas influências, desde as culinárias espanhola, passando pela francesa, oriental e asiática e contemporânea. “É uma mescla de tudo. Também trouxe uma pegada regional em alguns itens. Senti a necessidade de apresentar novas propostas, fugindo do que é feito em todos os lugares”, explica.  

O menu batizado Melhor do Dia, que aposta em insumos nobres como frutos do mar e comida sofisticada com preço justo, é servido de segunda a sexta-feira, apenas no horário do almoço. Para a entrada, o chef apresenta releitura de um clássico pernambuco, o Caldinho de Feijão verde. Além do inusitado feijão, a receita leva batata, couve, linguiça, bacon e toque de creme de leite. “Tem sido um sucesso. Acredito que já já vai estar nas barraquinhas da praia”, aposta.

Os frutos do mar são realmente a “praia” do chef, que é descendente de espanhóis e teve passagem por restaurantes dos famosos Érick Jacquin (La Braserie), Paola Carosella (Arturito) e Fernando Trocca (Gaucho). Para as opções de prato principal, a primeira receita criada foi o Arroz de Forno com copa lombo e camarão, que segue a tendência Surf and Turf. “A pegada Surf turf é muito comum na Europa. Fiz esse prato para utilizar o nosso novo forno à carvão. O arroz é pré-cozido e no caldo são guisados os cogumelos e camarões”, conta. Outro destaque do chef é o Pargo ao Vapor com Molho Bouillabaisse, peixe com molho à base de cascas de camarão e espinhas de peixe, leva conhaque e vinho branco e toque de limão siciliano. “Esse prato é bem francês e vem acompanhado de purê tradicional de batata. Notei que Pernambucano não gosta de sabores amenos. Isso me impressionou muito. Não pode ser muito leve, e precisa estar tudo equilibrado”, observa.

Nas sobremesas do menu Melhor do Dia, Mirassierras revisitou doces pernambucanos como no Pudim de Tapioca com espuma de coco e na rabanada de brioche com creme de baunilha e morangos, além da barrinha de amendoim com mousse de chocolate meio amargo. “Um dos desafios para preparar esse menu foi treinar a equipe e mostrar como poderia trazer coisas novas. Após muitas reuniões, fico feliz que eles se interessam em saber mais sobre as receitas”, conta. Com a nova vida na cidade, o chef revela sua real motivação: “Vim para o Nordeste para ficar mais perto dos meus filhos”. Agora ele acompanha de perto o crescimento dos gêmeos Ferran e Júlia, de 7 anos.