É melhor comprar ou alugar? Analisar as necessidades para o bem-estar da família é o caminho

Publicação: 15/09/2018 06:00

Não há como fugir. Em algum momento da vida, torna-se verídica a necessidade de ter o próprio lar. Contudo, um questionamento ainda é bastante comum entre as pessoas: comprar um imóvel ou alugar? Essa dúvida persiste em famílias que pretendem ter filhos — pois, em longo prazo, o rumo escolhido afetará também a qualidade de vida das crianças. Por isso, antes de fechar o contrato, diversos fatores precisam ser analisados a fim de garantir uma boa aquisição e evitar arrependimentos diante do montante investido.

Descubra o momento certo

Para chegar a uma resposta para essa pergunta é necessário saber se essa é a hora certa para tomar a decisão. Definir como vai pagar as parcelas do imóvel ou do aluguel, onde deseja morar, como está o mercado de imóveis e o que será melhor em longo prazo. Essas ponderações fazem com que a compra não seja feita de forma precipitada, a fim de garantir bons resultados.

Analisando o perfil

 Para um jovem solteiro que não pensa em fixar residência em uma determinada cidade, por exemplo, comprar um imóvel não será um bom negócio. Já para pessoas mais velhas que desejam permanecer em um mesmo lugar, adquirir uma casa própria é a alternativa certa. A mesma escolha pode ser feita por um casal sem filhos, mas que no futuro pretende aumentar a família.

Analise o lado financeiro

Embora muitas pessoas pulem a etapa de fazer as contas, essa atitude é essencial para definir a melhor opção. É preciso entender a taxa de juros que incidirá sobre o valor do imóvel ao longo dos anos. Caso o custo total do financiamento seja superior à soma das parcelas do aluguel e seus reajustes, talvez seja melhor adiar um pouco a compra do imóvel.

Malefícios e benefícios

A locação é um bom negócio para aqueles que não podem construir ou adquirir um imóvel com mais espaço e conforto. Além disso, o locatário fica livre dos gastos com manutenções e reformas que são necessárias no imóvel ao longo dos anos. Por outro lado, o dinheiro pago no aluguel é um investimento sem retorno financeiro, os reajustes anuais que incidem sobre as parcelas, encarecem o orçamento familiar.