Sistema hidráulico requer cuidados Atentar-se com a encanação da residência garante mais segurança

Publicação: 20/10/2018 03:00

Um cheiro ruim vindo de um apartamento vizinho, água que começa a retornar vinda do ralo da pia, vazamentos nas áreas comuns e líquido escorrendo pelo teto do banheiro. Não é utopia dizer que diversas pessoas já enfrentaram algum tipo de problema com o sistema hidráulico da residência. O que muitos não sabem é como proceder quando algum imprevisto desse porte acontece. Por isso, ficar ciente de como funciona cada componente do sistema pode assegurar mais eficácia na hora de solucionar problemas e evitar prejuízos financeiros maiores.

Válvula da descarga:
Desparafuse a parte principal segurando a cruzeta. Retire a peça juntamente com a mola. desrosqueie a tampa. Caso o problema seja na borracha, troque-a e feche a válvula. Em casos onde o problema esteja no cartucho, puxe-o para fora, desparafuse, remova a contra sede, usando o próprio cartucho para remover o registro. Limpe e lubrifique a parte interna da válvula. Faça o mesmo no cartucho e na contra sede.

Pinga-pinga das torneiras:
Para este procedimento será necessária uma chave bomba d’água, um alicate de bico, além de reparo ou vedante. Antes de iniciar o procedimento, é necessário verificar o tamanho da torneira. Feche o registro geral. Segure a torneira com firmeza para não forçar a conexão com a parede. Coloque a chave bomba d’água e assim que a peça estiver solta, remova. Com um alicate de bico fino, puxe o reparo danificado. 

Ralo do banheiro:
Para realizar o reparo é necessário utilizar luvas, óculos protetor, uma chave de fenda e 6 metros de tubo PVC 20 mm. Com a chave de fenda, levante e retire a grelha. Caso o ralo do banheiro tenha uma peneira, basta removê-la e fazer a limpeza. Já nos modelos sem peneira, remova o desconector. Passe o dedo na entrada da tubulação para verificar se a obstrução está próxima. Se ela não estiver, insira a ponta do tubo de PVC no orifício.

Cuidados diários:
Cada tubulação possui um tipo de material, podendo suportar até determinado tipo de temperatura e solidez. Por isso, é importante que, de maneira geral, os resíduos sejam despejados e descartados em seus devidos lugares. Tal atitude também preserva o meio ambiente. O cuidado é extremamente necessário para não despejar pelo ralo produtos de limpeza corrosivos ou líquidos muito gordurosos, muito menos elementos sólidos.