Segurança dentro do condomínio Moradores devem seguir as regras estabelecidas nas assembleias

Publicação: 08/12/2018 09:00

Viver em sociedade requer algumas regras para que este convívio seja o mais pacífico para todos. Os condomínios são bons exemplos desta forma de agrupamento coletivo. Para que a segurança em condomínios funcione e mantenha todos os moradores longe de contratempos e deixe o espaço protegido, é fundamental tomar alguns cuidados básicos capazes de frustrar tentativas de invasão para roubos ou furtos.

Em tempos modernos, a tecnologia é uma grande aliada, mas apesar da evolução do mercado de vigilância a atitude dos moradores é fator importante para a prevenção de ocorrências. É preciso criar e reforçar regularmente um cronograma com as normas que devem ser seguidas tanto pelos funcionários quanto pelos moradores do condomínio.

Assembleias
Na assembleia são convencionadas as normas tomadas pelos condôminos que regem o espaço. Nela são discutidos assuntos como aprovação das despesas, o valor das contribuições dos condôminos, a prestação de contas, a escolha do síndico (que é o representante legal do condomínio) e o debate dos problemas daquela comunidade. Procure sempre participar das assembleias e reuniões, especialmente se um dos temas abordados for a segurança.

Seguindo as regras
Seja um morador novo ou veterano, é imprescindível seguir as regras estabelecidas em tal ambiente. Embora possa não concordar com todas mencionadas no contrato, procure elogiar e respeitar as ações que visam garantir a sua segurança, mesmo quando essas medidas possam representar certo incômodo para você ou para aos visitantes.

Atenção redobrada
Antes de se ausentar do apartamento, procure observar o movimento na área interna do condomínio, por meio do circuito interno de TV. Ao entrar ou sair do condomínio, fique atento à presença de estranhos nas imediações do edifício, posição de funcionários ou veículos desconhecidos próximos à garagem. Havendo qualquer dúvida, comunique-se com a portaria e, caso necessário, chame a polícia.

De olho no movimento
Ao entrar no prédio, evite acionar portões automáticos a uma longa distância, especialmente se observar a presença de oportunistas nas proximidades do prédio. Se possível, entre sempre desacompanhado de visitantes, que devem, obrigatoriamente, passar por um sistema de identificação, impedindo, assim, que moradores possam ser utilizados como reféns para facilitar a entrada de criminosos.

Palavra chave
Evite deixar cópias de chaves em portarias, guaritas e recepções, assim como em locais secretos como batente de portas, embaixo de tapetes ou dentro de vasos. Procure não conversar com parentes ou amigos em frente ao prédio, especialmente à noite e em locais isolados ou mal iluminados. Tranque todas as portas do apartamento, mesmo durante rápidas saídas, e, principalmente, antes de dormir.