Telhados verdes prometem mais vida Além da sustentabilidade, eles trazem conforto térmico e acústico para os ambientes nas grandes cidades

Publicação: 13/07/2019 03:00

Existem imóveis que têm verdadeiros jardins no topo: o chamado telhado verde. Essa opção paisagística e arquitetônica apresenta diversos benefícios. Eles são compostos por camadas que permitem que a vegetação instalada cresça corretamente, evitando infiltrações que podem causar danos à estrutura do edifício. Ronaldo Moraes, arquiteto e diretor da Forma Garden - Arquitetura Paisagística, ressalta que esse tipo de paisagismo pode ser simples. “Ou incluir vários tipos de espécies, de vários portes, podendo ser utilizadas, inclusive, árvores. Que devem ser previstos e adequados em projetos.”

É preciso um estudo bem estruturado para evitar mais gastos. “Temos que avaliar clima, insolação, exposição a ventos, profundidade de solo, sobrecarga na estrutura da edificação, tipo de manutenção e irrigação e objetivos estéticos”, destaca. Outro ponto importante são os testes de impermeabilização.

De acordo com Bruno Watanabe, diretor da Vertical Garden, a instalação de uma laje verde ajuda no escoamento da água da chuva. “Logo, o volume despejado no sistema de esgoto é menor e ajuda a reduzir as chances de enchentes e alagamentos”, comenta. Outra possibilidade positiva é o armazenamento para que a água seja reutilizada na própria edificação.

A barreira acústica natural de um telhado verde é mais um ponto a ser destacado.  E um fator importante com relação ao telhado verde é sua capacidade de manter a umidade relativa do ar constante no entorno do edifícil, formando um microecossistema.

ALÉM DA NATUREZA
Além disso, o telhado verde a melhora da saúde mental e física das pessoas que estão ao redor. “O convívio com o verde proporciona uma agradável sensação de bem-estar, traz felicidade, reduz o estresse e eleva a autoestima das pessoas. Proporciona um ambiente mais fresco e agradável, protegendo o edifício de temperaturas extremas, especialmente no verão, podendo reduzir, em média, seis graus na temperatura”, afirma o diretor da Vertical. Estudos mostram que o contato com o verde no ambiente corporativo, por exemplo, aumenta a produtividade e a criatividade.

Ronaldo Moraes conta que qualquer construção tem condição de introduzir esse tipo de paisagismo, mas com ressalvas. “Ele deve ser bem planejado e, no caso de imóveis já construídos, é importantíssima a avaliação da estrutura para se definir o melhor sistema de telhado verde a ser utilizado”, pontua. Ele lembra que já implantou telhados verdes em casas, edifícios comerciais e residenciais. “Os telhados verdes já estão deixando de ser uma tendência e se tornando realidade. Em algumas cidades já é obrigatória, por lei, a implantação do telhado verde”, finaliza. (Estado de Minas)

Vantagens
  • Diminui a poluição e melhora a qualidade do ar das cidades;
  • Ajuda a combater o efeito de ‘ilhas de calor’ nas grandes cidades;
  • Melhora o isolamento térmico e acústico da edificação;
  • Maior retenção da água das chuvas e diminui a possibilidade de enchentes;
  • Ajuda na diminuição da temperatura dos micro e macroambientes externos;
  • Reduz o consumo de energia e melhora a eficiência energética;
  • Aumento da biodiversidade, atraindo animais;
  • Traz conscientização ambiental.
Fonte: Forma Garden – Arquitetura Paisagística