Moda masculina mais divertida Semana de Moda Masculina de Londres abriu o ano com as primeiras tendências para os homens, entre celebrações étnicas e referências à cultura pop

Publicação: 12/01/2019 03:00

Das estampas de Pokémon à camuflagem, passando por cortes superamplos, a Fashion Week de Londres, que na última semana concluiu três dias de desfiles dedicados às coleções masculinas de outono-inverno 2019-2020, apresentou propostas jovens e provocadoras. Desde que os grandes nomes da moda britânica, liderados pela Burberry, abandonaram a Fashion Week masculina para apresentar coleções mistas na Fashion Week feminina, o evento se tornou um fórum para os jovens criadores, como a estilista de origem nigeriana Mowalola Ogunlesi. Formada em 2017 na prestigiosa escola de moda Central Saint Martins, Ogunlesi, que criou o figurino para um clipe do rapper Skepta em 2018, é uma das estrelas em ascensão na cena londrina. Em sua passarela, exibiu um vestuário sexy e inventivo que celebra a cultura africana, com estampas animais e calças justas de cintura baixa.

Entre a cartela de cores para as próximas temporadas, a Fashion Week deixou claro que o cáqui será a cor do próximo inverno. Pelo menos para Christopher Raeburn, estrela britânica da moda ecológica, que cria com essa cor calças de sarja e sofisticadas parcas usadas com bonés militares. O verde é mais oliva no caso de Hussein Chalayan, cujo guarda-roupa minimalista de geometria variável propõe calças com partes removíveis para se adaptar às mudanças do tempo. O cinza também predomina na coleção do estilista turco-britânico, que o combina audaciosamente com estampas camufladas na cor amarelo fluorescente. Quem também jogou com os contrastes foi a estilista danesa Astrid Andersen, que tempera o marrom de outono com um azul vibrante.

Outro destaque nas passarelas foi a mecânica de fluidos: flexibilidade e cortes superamplos se sobressaíram. O jovem estilista britânico Craig Green considera que os homens devem se mover, cada vez mais, com toda a liberdade. Para isso, cria impermeáveis leves e confortáveis com capuzes sobredimensionados que lembram as caudas dos vestidos de noiva. Em um estilo mais sério, seu compatriota Edward Crutchley apresentou uma coleção de cortes muito fluidos e inspiração japonesa, com longas jaquetas quimono. A marca unissex Art School voltou a surpreender o público londrino fazendo os homens desfilarem em vestidos e minissaias em sua primeira coleção apresentada de forma solitária na Fashion Week britânica. Stefan Cooke propôs fornecer bolsas de mão para os homens, pretas ou transparentes, e finas guirlandas enroladas no tronco.

Já o britânico Bobby Abley, conhecido por seu estilo despreocupado, encontrou a inspiração no universo do Pokémon. Pikachu, Charmander e Squirtle, três criaturas da famosa franquia japonesa, decoraram seus casacos de moletom e as calças esportivas que são usadas com sapatos Dr. Martens e chapéus Stetson. Mais obscuro, o chinês Xander Zhou explorou seus próprios “medos”, com intrigantes trajes de peles falsas estilo yeti e máscaras de lobisomem. Igualmente inquietante, o búlgaro Kiko Kostadinov se inspirou no filme de terror japonês “Ring” (1998): como o fantasma que habita o longa-metragem de Hideo Nakata, seus manequins desfilaram com o rosto coberto por longos cabelos pretos. (AFP)