O Ceará muito além das praias No Maciço do Baturité, a "serra verdadeira", como denominaram os índios, o clima é mais ameno e a paisagem se transforma na Rota do Café

Murilo Fagundes
Especial para o Diario
local@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 21/07/2018 03:00

Quem vai ao Ceará geralmente espera encontrar praia ou sertão. Mas, a uma hora  e meia de carro da capital, a região do Maciço do Baturité, formada pelos municípios de Mulungu, Guaramiranga, Pacoti e Baturité, prova que há muito mais a ser descoberto no estado. Área de proteção ambiental, é numa ilha verde de Mata Atlântica que o café prospera desde o século 19.

Com fauna e flora ricas, a região é um paraíso para pesquisadores e amantes da natureza e é onde surge a Rota Verde do Café, formada por museus, sítios que são referências na produção cafeeira e até um mosteiro. Esses locais buscam, por meio do turismo, desenvolver a sustentabilidade e valorizar a história de um Brasil que nem todos conhecem.

A estrada que leva os visitantes à Rota Verde do Café conta com desvios acentuados. As serras e os abismos começam a aparecer, o número de curvas aumenta, a paisagem vai mudando, e os visitantes já nem parecem mais estarem no Ceará. Acostumados com o calor de Fortaleza, enfrentam temperaturas que beiram os 20 graus, oito abaixo da média da capital.

O nome Baturité é indígena e significa “serra verdadeira”. O professor e pesquisador da história local Levi Jucá conta que os índios, ao observarem a grande cadeia montanhosa, a comparava com um serrote. “Eles acreditavam que aqui era a serra verdadeira, um lugar sagrado”, conta. O Correio Braziliense/Diario visitou dois sítios famosos pela produção do chamado café de sombra nos últimos séculos: o Águas Finas, da família Uchôa, e o São Luís, que recebeu a primeira muda do café arábica, na década de 1920.

No Águas Finas, localizado na pequena Guaramiranga, os turistas podem visitar uma plantação de cerca de sete hectares, saborear o fruto, acompanhar o processo de secagem e torragem e, por fim, provar o delicioso e premiado café do produtor Francisco Uchôa, 72 anos, que faz a tradição cafeeira da família prosperar. O solo úmido e fértil, a vegetação, a chuva e a altitude favorecem o plantio na região do Maciço. Mas não só esses fatores são responsáveis pelo sucesso.

“Para o café ser bom, tenho que fazer o dever de casa: colher somente grãos maduros (os vermelhos) e secar o café em terreiros suspensos, para livrá-lo da umidade do solo”, diz Uchôa em um dos momentos da visita guiada. Ele se orgulha quando explica sobre a relação da família com a tradição cafeeira. O café mais famoso da região é o “típica”, considerado a joia rara do Brasil e tratado por especialistas como o “lendário típica”.

O Sítio Águas Finas existe desde 1939 e era do avô de seu Uchôa, José Castello Uchôa. Para se qualificar, o produtor começou a participar de simpósios e investiu na parte turística quando o local passou a ser um dos pontos da Rota Verde, organizada pelo Sebrae.

Atração
O produtor, hoje, recebe turistas do mundo inteiro e tem muita paciência para cuidar tanto da plantação quanto da visita. “Preciso de dois ‘p’: paixão e paciência. Busco ser melhor a cada dia”, diz. A produção ocorre de segunda a sábado e, no sítio, é possível comprar pacotes de café moído.

“Para o café ser bom, tenho que fazer o dever de casa: colher somente grãos maduros e secar o café em terreiros suspensos, para livrá-lo da umidade”
Francisco Uchôa, produtor cafeeiro

Serviço

Conheça os seis pontos da Rota Verde do Café:

Museu Ferroviário de Baturité
Baturité (CE)
Mosteiro dos Jesuítas Sítio Olho d’Água, Zona Rural - Baturité (CE).
(85) 33470362
www.mosteirodosjesuitas.com.br

Sítio São Roque
Mulungu (CE)
(85)9.9414.0652, (85) 9.9658.0010, (85) 9.9671.8083 e (85) 9.9994.44.71 / sitiosaoroquece@gmail.com
Facebook: sitiosaoroqueoficial

Sítio Águas Finas
Guaramiranga (CE)
(85) 3272 0240 / 3221 1226/ 988983233
casaraodosuchoa@hotmail.com

Fazenda Floresta
Guaramiranga (CE)
(85) 3325.1337/ 98547.3856

Sítio São Luís
Pacoti (CE)
85 987290099 / 85 986169837 / 85 986810410
sitiosaoluis@gmail.com / facebook.com/sitiosaoluis
sitiosaoluiseaserradebaturite.blogspot.com.br

Nosso Sítio
Pacoti (CE)
(85) 3325.1234
contato@chalenossositio.com.br
www.chalenossositio.com.br