Dos museus à Casa das Borboletas

Publicação: 18/08/2018 03:00

Os diversos museus e espaços culturais do emirado permitem conhecer mais profundamente a história local e a religião islâmica. O complexo Heart of  Sharjah é destino obrigatório para quem quer entender as origens locais e saber mais sobre seus costumes.

O projeto, ainda em andamento, dá visibilidade à área patrimonial de Sharjah. Edifícios históricos foram restaurados e novas estruturas foram (e continuam sendo) construídas seguindo a arquitetura tradicional. Há restaurantes, cafés, galerias de arte e mercados.

Uma das atrações é o Sharjah Heritage Museum. O espaço reúne itens que explicam os costumes do emirado. O acervo detalha a geografia, o estilo de vida, as celebrações e as tradições morais (como as lendas repassadas às crianças) de Sharjah.

Apesar de ter previsão para só abrir as portas ao público nos próximos meses deste ano, vale conferir, em uma ida a Sharjah, se já é possível conhecer o acervo do Centro de Estudos do Golfo Dr. Sultan Al-Qasimi Centre (Dr. Sultan Al-Qasimi Centre for Gulf Studies). O local chama a atenção de pronto pela arquitetura.

O acervo conta com centenas de mapas, fotografias e peças históricas que remontam ao surgimento do emirado e da cultura do Golfo Pérsico. Outro destaque da região é o Museu da Civilização Islâmica. O local apresenta peças que contam a história do islamismo e detalham os aspectos centrais da cultura e da religião predominante no Oriente Médio.

Um passeio mais contemporâneo, praticamente imperdível, é conhecer a Sharjah Art Foundation. A galeria conta com uma exposição permanente que diverte e encanta ao mesmo tempo, chamada Rain Room. A “sala de chuva” é um espaço ideal para tirar fotografias que farão sucesso nas redes sociais. Isso porque a chuva artificial da exposição não molha. E você pode caminhar em meio a ela com a garantia de que não sairá encharcado. O segredo está em sensores instalados na estrutura. Eles detectam a presença e fazem com que a água não caia naquele local. Uma dica: ande devagar, ou podem sobrar algumas gotas para você.

O emirado tem inúmeras mesquitas. A mais famosa delas é Al Noor. O local é mais um dos que precisam necessariamente estar no roteiro. A grandiosa mesquita impressiona. Com a arquitetura tradicional, o prédio se mistura ao horizonte com edificações mais modernas. O espaço é aberto ao público. Para conhecer o interior, basta descalçar os sapatos e entrar. É de bom tom se vestir com certo recato.

A poucos metros da mesquita, fica a Al Noor Island. O complexo tem parque com vegetação característica, muitos pássaros, playground, espaço para leitura, café e a Butterfly House, com mais de 500 borboletas que voam pela sala. A vista da Al Noor Island dá para o Emirate Eye, uma roda-gigante inspirada na London Eye, cartão-postal da capital britânica. (Correio Braziliense)

O repórter viajou a convite da Sharjah Book Authority