Sharjah, a joia dos Emirados Ainda pouco conhecido pelos brasileiros, destino árabe merece a visita pela riqueza cultural, científica e arquitetônica

Alexandre de Paula
local@diaridepernambuco.com.br

Publicação: 18/08/2018 03:00

Sharjah não é destino comum para os brasileiros que resolvem se aventurar pelas terras dos Emirados Árabes Unidos. Terceiro maior dos sete territórios que forma o país, costuma ficar à sombra de Dubai e Abu Dhabi, vizinhos maiores e mais conhecidos. Se Dubai e Abu Dhabi encantam pela modernidade e pela exuberância das construções (com prédios gigantescos e futurísticos), Sharjah aposta na cultura para conquistar os turistas.

Com cerca de 1,4 milhão de habitantes, o emirado é repleto de museus (de várias temáticas) e de atividades voltadas para a arte. Não por acaso, em 1998 recebeu da Organização das Nações Unidas (ONU) o título de Capital Cultural do Mundo Árabe. Em 2014, foi nomeada Capital da Cultura Islâmica pela Organização para a Cooperação Islâmica (OIC).

A apenas 15km de Dubai, Sharjah tenta, nos últimos anos, pegar carona no potencial turístico dos vizinhos. Além das variadas opções culturais, chama a atenção a beleza das construções. Obcecado por arte, o governante local, Sultan bin Muhammad Al Qasimi, 79 anos, quis que todos os prédios que abrigam instituições públicas fossem construídos como palácios.

Da biblioteca à universidade, passando pelas mesquitas, todas as construções em Sharjah são grandiosas e suntuosas. Com belos jardins, os prédios compõem o charme cultural da cidade, que caminha entre a tradição e a modernidade com mais equilíbrio (há também belas edificações com visual mais futurista em Sharjah). Se o destino da (longa) viagem for Dubai ou Abu Dhabi, vale a pena incluir Sharjah no roteiro. Nem que seja para um passeio de um ou dois dias. Agências de turismo oferecem a opção e possibilitam conhecer um pouco do emirado como visitas guiadas pelos locais mais atrativos.

Sharjah ostenta com orgulho o título de capital da cultura dos Emirados Árabes. A literatura é uma das paixões da cidade. Além dos programas governamentais de incentivo à leitura, há muitos espaços dedicados a leitores em vários pontos do emirado. A cidade, inclusive, foi convidada de honra da Bienal do Livro de São Paulo neste ano.

Para os amantes de livros, uma passada pela biblioteca pode agradar. O local, que também fica em um belo palácio, tem acervo com milhares de livros, entre eles exemplares raros e ligados à tradição. A biblioteca tem áreas dedicadas especialmente a crianças e integração digital com acesso a diversos títulos e a pesquisas por meio de computadores.

O emirado promove também a terceira maior mostra de livros do mundo, a Feira Internacional do Livro de Sharjah, que neste ano ocorre em outubro e pode ser uma oportunidade para conhecer a região. Além disso, abriu recentemente a primeira zona franca para a produção de livros do mundo, a Sharjah Publishing City.

Encontro entre mundos diferentes
Universidade de Sharjah, um dos polos de conhecimento do país, é exemplo da arquitetura tradicional do emirado, que tem população de 1,4 milhão de habitantes