Turismo espacial com os pés na Terra Enquanto as viagens espaciais não se tornam roteiros comuns, os aficionados pelo assunto podem visitar museus, simular voos, aprender sobre ciência e tecnologia

Publicação: 12/01/2019 03:00

O Cabo Canaveral ou Kennedy Space Center é um território voltado para pesquisas espaciais na Flórida, Estados Unidos.É famoso em todo o mundo por ser o lugar que abriga a Nasa  (Agência espacial americana)e pela Space Coast (Costa Espacial). Em 1960, a Nasa inaugurou o Kennedy Space Center, aberto à visitação, no entanto, foi em 1970, com a abertura dos parques de diversão de Orlando, que o local começou a crescer com o aumento das visitas.

No museu, são encontradas naves e artefatos antigos utilizados em projetos e experiências ao longo dos anos. Além de ser o ambiente de estudos sobre o espaço, o Kennedy Space Center é uma das bases da Força Aérea americana utilizado para o lançamento de naves e foguetes espaciais. De lá, foi lançado, no dia 24 de julho de 1950, o foguete Bumper 8.  Depois, em 1949 e 1957, o centro serviu de laboratório de testes para o que viria a ser uma das grandes histórias espaciais dos EUA.  Na metade do séc. 20, com a Guerra Fria, em 1958, foi feito o arremesso do primeiro satélite artificial. Em 1961 foi realizado o primeiro voo tripulado e, em 1969, a primeira missão tripulada a viajar  à Lua.

O museu oferece diversos espaços, alguns deles merecem uma visitação mais demorada. Por ser um território extenso, o Kennedy abriga muita história em pequenos locais para aqueles apaixonados pelo espaço. Do lado de fora do Space Shuttle é onde se encontra a Atlantis, quarto ônibus da Nasa que colaborou com 33 missões ao espaço. O visitante, antes de chegar ao monumento, passa por uma sala onde é exibido um vídeo mostrando como foi o processo de criação e construção da nave espacial. Dentro do prédio, há algumas réplicas de algumas naves em que o turista pode entrar e ficar à vontade para mexer nos painéis das cabines dos astronautas. (Correio Braziliense)

Imax Theater
Na sala, um  cinema em 3D, são exibidos filmes de 40 minutos sobre o espaço, livre para o visitante escolher e a sensação de estar bem perto

Heroes e Legends
Esse, por sua vez, homenageia os astronautas e mostra a influência do espaço em livros e filmes do mundo todo. É uma categoria recentemente introduzida como uma das atrações do Kennedy.

Rocket Garden
Uma das primeiras visões do Kennedy Space Center é o Rocket Garden, ou, como o nome diz, um jardim de foguetes, muito apreciado pelos turistas para tirar fotos.

Kennedy Space Center Bus Tour
Um passeio de 40 minutos de ônibus percorre  as instalações da Nasa. Durante o tour, não é possível descer do transporte, mas não deixa de ser interessante, pois passa pelos prédios mais importantes onde são construídos e montados os foguetes e as naves, além das bases de lançamento. Uma dica valiosa ao pegar o passeio é sentar-se no lado direito do ônibus para ver e tirar fotos.

O fim do percurso fica no edifício Apollo Saturn Center, o mais distante de todos, sendo possível o acesso apenas por ônibus. Nele está exposto o foguete Saturn V e diversos objetos espaciais, o mais famoso deles é uma pedra da lua, que pode ser tocada pelos turistas. Há várias salas interativas, uma delas reproduz a rotina do dia em que o homem foi à Lua, com direito a áudios dos controladores e engenheiros.