Carga extra Rack de teto é uma boa opção para quem precisa transportar muita bagagem, mas requer alguns cuidados

Mariana Albuquerque

Publicação: 09/11/2014 03:00

Miguel fez uma pesquisa e escolheu um modelo apropriado para carregar sua prancha de surfe (Ivan Melo/ Esp.DP/D.A.Press)
Miguel fez uma pesquisa e escolheu um modelo apropriado para carregar sua prancha de surfe

Melhor amigo de surfistas e ciclistas assíduos ou de final de semana, o rack de teto é uma das boas opções quando o assunto é aumentar a capacidade de carga do veículo. Os modelos são tão variados quanto o estilo de seus proprietários, mas sua escolha exige cuidados, já que o rack deve respeitar os limites impostos pelo fabricante e pelo Contran, órgão regularizador.


Além dos pontos a serem respeitados, é preciso que o dono do carro saiba exatamente para qual finalidade irá utilizar o aparelho, tendo em vista que o mercado oferece os mais diversos modelos com os mais variados tipos de material. É possível encontrar racks de teto feitos de estruturas mais sólidas até fitas de material plástico reforçado.

O técnico de monitoramento de projetos Miguel Minguillo Neto costuma surfar nos momentos de lazer. “Coloquei um rack de teto no carro porque eu tenho uma prancha de surfe e é o meio mais fácil de carregar”, disse. Além disso, o acessório acabou mostrando-se bastante útil em outra área. “Fiz uma mudança e precisei utilizá-lo. Não é um objeto que eu uso sempre, mas ele contribui muito”. Miguel fez uma pesquisa para saber qual acessório carregaria o seu pranchão. “Tinha que ter um design legal, mas ao mesmo tempo oferecer segurança”.


Segundo o consultor técnico do Vrum, Waltônio Cysneiros, é preciso que as recomendações dos fabricantes do carro e do rack sejam seguidas. “Todos os racks possuem uma ficha técnica que diz o modo correto de instalação e o peso máximo suportado. Cada tipo se encaixa melhor em determinado automóvel”, disse. Além disso, é preciso observar a aerodinâmica do veículo e o peso máximo suportado pelo aparelho e pelo possante. “Carregar muito peso no rack intensifica o atrito com o ar, gerando, assim, um maior consumo de combustível”, alertou. Com carga excedente, a suspensão e peças onde o objeto é instalado também podem ser danificadas. “É preciso respeitar os limites impostos e utilizar racks de teto homologados pela montadora do veículo”.

Saiba mais

Saiba como usar o rack de teto corretamente:

1. Não coloque em perigo pessoas nem cause danos a propriedades públicas ou privadas e não deixe arrastar ou cair na via;

2. Não atrapalhe a visibilidade à frente do condutor nem comprometa a estabilidade ou condução do veículo;

3. Não provoque ruído nem poeira;

4. Não oculte as luzes, incluídas as de freio e os indicadores de direção e os dispositivos refletores; ressalvada a ocultação da lanterna de freio elevada;

5. Não exceda a largura máxima do veículo;

6. Não ultrapasse as dimensões autorizadas para veículos estabelecidas na Resolução Contran nº 210, que estabelece os limites de pesos e dimensões;

7. Acessórios (cabos, correntes, lonas, grades ou redes que sirvam para acondicionar, proteger e fixar a carga) deverão estar ancorados.

8. Não deixe sobressair ou se projetar além do veículo pela frente.