Os três olhos que são indispensáveis Retrovisor interno e os externos são essenciais para a boa visibilidade do motorista e para a prevenção de acidentes

Thays Martins
Especial para o Diario
thays.martins@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 18/08/2018 03:00

A visibilidade é um fator imprescindível quando o assunto é dirigir. Um item essencial para uma boa visualização da área externa do veículo, são os retrovisores.  Mas, antes do condutor dar partida no carro,  é necessário adaptar o veículo de  acordo com suas necessidades, ou seja, o assento deve ser ajustado conforme a altura do condutor e, só depois destes ajustes, os retrovisores também devem reposicionados, para garantir uma melhor visão das laterais e traseira do veículo. Esse ato de ajustar o carro para o motorista é fundamental para um tráfego seguro. Mas, você sabe a melhor maneira de regular os três retrovisores do veículo?

O retrovisor interno deve possibilitar que o motorista enxergue o máximo de espaço do vidro traseiro, para dar segurança em uma ultrapassagem de faixa ou manobra de ré. Para regulagem do espelho externo, o recomendado é que seja ajustado para a visualização de 90% da via e 10 % do carro, podendo sempre ser reajustado no momento de uma baliza. Para que os ajustes dos espelhos externos sejam feitos, alguns carros são equipados com botões internos que dão autonomia para o motorista regular corretamente sozinho. Apesar disso, carros mais antigos precisam, literalmente, de uma mãozinha para a realização da regulagem.

Todavia, mesmo após o ajuste, há carros que possuem o famoso “ponto cego” que, mesmo com tudo regulado, o motorista não consegue visualizar todas as  áreas do carro ou da via. Foi pensando nisso que a Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária) produziu um ranking dos carros com melhor visibilidade, baseado na análise dos retrovisores (externos e interno), que vão auxiliar na visão lateral e traseira, além da influência da coluna do veículo na visibilidade dianteira e lateral.

A técnica utilizada pelo Cesvi para calcular o Índice de Visibilidade é baseada em posicionar estrategicamente alguns obstáculos que simulam postes, crianças e motocicletas, para realizar as medições. Quanto mais visíveis os obstáculos, através dos três espelhos, melhor a nota alcançada. A avaliação do veículo pode ser melhorada com o uso de duas tecnologias: a câmera de ré e os sensores de estacionamento, que devem vir de série.

A Cesvi recomenda ainda, que os proprietários de veículos nunca comprem retrovisores pirata, tendo em vista que o espelho possui uma curvatura específica para cada lado do carro, sendo convexo o espelho do passageiro, para que o reflexo seja eficiente e preciso para o condutor.

Campeões de Visibilidade
Confira abaixo os veículos mais bem avaliados pelo CESVI BRASIL

MODELO            MARCA            NOTA

S7Quattro          Audi            5
Range rover   Land rover       5   
C4 lounge        Citroën         4,5
R-S                 Jaguar          4,5
Golf               Volkswagen     4,5
A3                      Audi            4   
C4                Hatch citroën      4
C4                Picasso citroën    4
Focus                  Ford             4
Civic                   Honda          4
Fit                      Honda          4
208                   Peugeot         4