Do estetoscópio ao volante Médico repleto de histórias envolvendo o mundo automotivo e têm coleção de carros antigos que vão desde modelos dos anos 1953 e até os dos anos 2000

Thays Martins
Especial para o Diario
thays.martins@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 12/09/2018 03:00

Cuidar da saúde das pessoas nunca foi uma tarefa fácil. Para o profissional da medicina, novos desafios surgem a cada dia. E eles podem aparecer por meio da vivência médica e das experiências do cotidiano. Todavia, é através das quatro rodas que Stefan Welkovic, médico ginecologista, pode convergir o seu lado profissional com o lazer. Aos 60 anos, e exercendo a profissão desde os 36, o profissional sempre utilizou o carro como transporte e diversão, se autodeclarando um antigomobilista, que é aquele que nutre uma paixão por automóveis, podendo ser um colecionador ou apenas alguém com um carinho especial por uma determinada marca ou modelos.

Muito antes de saber qual profissão iria seguir, Stefan nutria uma paixão por carros, herdada através do pai. Em 1951, seu pai, um austríaco, decidiu cruzar o Brasil com um Aero Willys, parando em Caruaru, onde conheceu a futura esposa, que, em 1957, deu a luz à Stefan.

Velocidade, tensão e adrenalina são sentimentos presentes na profissão e no lazer. Na profissão, não há separação de horário de trabalho e passeio. “Uma vez, vi um homem com um menino no braço sangrando na cabeça, no meio da estrada, pedindo socorro. Levei ao hospital”, Stefan relata que esse fato ocorreu em 1986, enquanto dirigia pelas ruas do bairro de Cavaleiro, localizado em Jaboatão dos Guararapes.

Para o médico, todos os momentos no trânsito são de tensão. E ele tem razão em ficar apreensivo, pois só em 2017, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o Brasil registrou 47 mil mortes no trânsito por ano, tendo 400 mil pessoas com algum tipo de sequela provocada pelo acidente. Esses dados colocam o país como o quarto colocado em número de mortes nas Américas, atrás da República Dominicana, Belize e Venezuela.

No âmbito profissional, Stefan fala que seu momento mais tenso foi quando estava em condições precárias de trabalho no interior do estado de Pernambuco, em que a ambulância do município era uma picape. Ele utilizou de suas técnicas e experiência médica para salvar duas vidas. “Estava de plantão sozinho no interior e uma vez chegou uma garota de 15 anos parindo com o cordão umbilical se exteriorizando e o bebê estava muito alto, coisa que exigia uma cesárea de urgência, pois a cabeça quando insinua, comprime o cordão e o bebê morre. Não tinha anestesista e a ambulância estava fora. Coloquei o primeiro e único fórcipe alto da minha vida. Mãe e filho escaparam. Ufa!”, conta, com alívio, a experiência nunca antes vivida.

A paixão do médico por carros renderam 10 filhos de quatro rodas, que serão apresentados em ordem de fabricação, a seguir: o mais velho é o Ford Customline 1953, que remete a origem australiana. É que esse modelo, além de ser produzido na Ford americana, também foi feito na Austrália de, de 1952 a 1959, nas modalidades sedan de 2 ou 4 portas, e coupé de 2 portas. O segundo carro é o líder de vendas no Brasil, de 1959 a 1983, saiu de linha e voltou a ser fabricado em 1993. Mais na frente, ganhou uma versão reestilizada e moderna, mas, o de Stefan é o mais tradicional e original modelo fabricado pela Volkswagen, o Fusca alemão 1960.

O terceiro veículo é o Karmann Ghia 1968. Surgiu em um período pós-guerra em que o Fusca e Kombi não atendiam mais às necessidades dos consumidores. O carro apresenta detalhes como os painéis da carroceria feitos à mão, com uma liga especial e soldagem em linha, que era uma característica dos carros esportivos e luxuosos da época.

Seu quarto automóvel é o Volkswagen TL 1971. Derivado da linha 1600 da VW, com o motor na horizontal, o TL tem versão de duas e quatro portas. O Ford Corcel 1972 é seu quinto carro, seguido da réplica MP Lafer 1973, um verdadeiro clássico inglês (réplica do MG TD). Outro querido por Stefan, é o SP2 1974, uma série produzida pela Volkswagen, que é equipado com um motor 1700 cc.

O Ford Escort XR3 Conversível 1989 é seu oitavo carro. Esse em especial, é guardado em sua garagem no Recife. O veículo tem um charme à parte, que é o teto conversível. Esse detalhe só foi possível através do aval da fábrica. Stefan conserva e cuida de mais dois carros produzidos após os anos 2000, o Vectra Challenge 2001 e um Fiat Grazie Mille, número 0657. Ao ser perguntado sobre qual é seu preferido, Stefan define: “Pergunte para uma mãe de vários filhos qual é o preferido dela”, taxa. Mas o sonho de consumo do médico ainda virá: trata-se do icônico Impala produzido em 1958.