Auto Motor

por Jorge Moraes
jorge@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 06/10/2018 03:00

Inteligência artificial

Mais uma experiência de mundial no Salão de Paris que evidencia o presente dos híbridos e elétricos para o mercado global, mas que não fecha os olhos para os veículos de alta performance a combustão tradicional. Ainda é forte, mesmo que os propulsores sejam downsize, menores e potentes. Conversei com engenheiros de algumas marcas sobre os próximos anos dos automóveis e pareciam que as respostas eram combinadas sobre a inteligência artificial humanizada e avançada dos automóveis. Os carros vão conversar com motorista e passageiros. Serão companheiros de viagem. O novo IPA, da BMW, já mostra isso. Esse fator tecnologia começa a ser exig ido em todos os mercados pelos compradores que não aceitam mais os autos literalmente pelados. Já temos o Siri no Carplay, Google no Android e Alexa pelo Amazon. Simples realidade desejada depois das questões de economia e segurança. Aqueles que ainda assim compram os básicos vão reclamar em algum momento dizendo que o dinheiro só deu para “aquele” bem e foi o jeito. Mas esse tipo de carro não vai durar muito de acordo com os especialistas. Será mesmo que o brasileiro vai exigir mais? Quantos conhecidos seus já dizem que as próximas trocas serão pelos híbridos ou elétricos. Outros que falam “quero um automático”. A velocidade da mudança é grande. Você pode não está percebendo.

KA mais caro
A Ford fez a primeira modificação nos valores do Ka desde o lançamento da linha 2019 em agosto. Agora o compacto na versão hatch custa R$ 500 a mais e na versão sedã, os preços ficaram mais salgados também em R$ 500, mas o aumento chega até a R$ 6.100.

Automotor
Especial do Salão de Paris. O programa registrou o mundial que está só começando e vai até o próximo fim de semana. Ele entra no ar sábado pela Band Nordeste e domingo na Band Tribuna.

Testamos
O Zoe, elétrico da Renault, certamente irá conquistar parte do segmento dos automóveis compactos eletrificados. Autonomia de 270 quilômetros é uma das defesas do modelo.

O problema
Se no Brasil os pontos de recarga dos carros elétricos são parte do problema desse segmento, na Europa, shoppings e supermecardos dobram o número de carregadores.

FCA ganha da Ford
A Fiat Chrisler registrou 199.819 emplacamentos de veículos em setembro. Um crescimento de cerca de 15%, contra os 197.404 da Ford. É a primeira vez em 11 anos que essa diferença acontece.

Chame o síndico
Antes de apostar no híbrido plug in (que tem tomada) ou no elétrico converse com o síndico do seu prédio e saiba se ele tem autonomia para autorizar a obra da energia na sua garagem.

Hilux Híbrida
Em 2020 o mercado argentino contará com uma versão híbrida da picape da Toyota. A novidade faz parte do plano da montadora de ter uma versão eletrificada para cada modelo de sua linha.

Estreando na Argentina
A Nissan iniciou as vendas da Frontier na Argentina. A picape é produzida por lá e deve chegar no Brasil até o fim do ano. A fábrica de Córdoba onde o utilitário é feito é a mesma onde nascerão as próximas Renault Alaskan e Mercedes-Benz Classe X.

Prévia 1
Do Jeep Renegade em Goiana para apresentar a linha 2019, que será lançada no próximo mês. Consultei concessionários que confirmaram a continuidade dos motores 1.8 flex e do 2.0 diesel.

Prévia 2
Em São Paulo, por ocasião do prêmio da revista Auto Esporte, a Volks convidou os jurados e os colegas locais para conhecer o T-Cross camuflado. Carro feito na plataforma do Virtus e do Polo.

Mercado
A Associação Brasileira de Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (Abeifa) afirma que setembro emplacou 2.912 unidades no país.

Lifan trará o X70
Montadora confirmou o lançamento do  seu SUV compacto para o Brasil, mas ainda não revelou a data. Ele já é vendido na Argentina por R$ 100 mil.