Cuidados climáticos A maior parte do Brasil possui temperaturas amenas, mas é preciso ter atenção onde estacionar o automóvel

Publicação: 13/10/2018 09:00

Em países com climas extremos, os cuidados com os veículos são maiores, mas isso não quer dizer que aqui no Brasil o proprietário deve deixar de lado esse fator. Foi pensando nisso que o DP Auto separou algumas dicas para você proteger o seu carango da melhor forma possível.

Estacionar na rua, sem nenhum tipo de proteção é a principal causa de avarias na pintura e lataria do veículo, além de correr os riscos das intempéries da natureza, existe ainda a possibilidade de um outro motorista bater no seu carro e não arcar com os prejuízos. Mas, para quem não tem outra alternativa, existem práticas que podem ajudar.

Se deixar o automóvel exposto ao sol, ou embaixo de árvores correndo o risco de manchar a pintura com seiva de árvores ou excrementos de pássaros, o indicado é utilizar cera mensalmente. Isso garante uma boa aparência na lataria por mais tempo, uma vez que ela serve como um protetor solar e, com isso, é possível evitar ou retardar o desgaste na pintura.

Pernambuco é conhecido por seu sol forte o ano todo, e ele é um dos responsáveis por afetar também componentes internos do carro, como o painel. Dessa forma, para proteger o local, o recomendado é aplicar produtos específicos de proteção. Para os vidros, as películas são as principais aliadas contra o sol em excesso, mas é importante a utilização do componente com um filtro especial.

As altas temperaturas nos asfaltos também afetam, diretamente, os pneus de um veículo, alterando assim a calibragem. Assim sendo, para preservar um item de extrema importância e que garante a segurança à bordo, é preciso ficar atento ao horário da calibragem. O indicado é fazer o procedimento com o pneu frio, no início da manhã ou à noite. Dessa forma, eles ficarão calibrados por mais tempo, reduzindo danos ao longo dos trajetos.

Em contrapartida, dias mais frios podem ser grandes inimigos do sistema de partida dos veículos menos modernos.  A bateria é o item que mais sobre com as temperaturas baixas, por isso a principal dica é: mantenha sempre o componente bem carregado. Vale até fazer uma vistoria no sistema do alternador e medir a carga dela antes de chegada do “inverno” no Brasil, que aqui em Pernambuco se resume a chuvas intensas. Mas, em locais em que as temperaturas chegam a negativo, como em alguns lugares no sul do país, é importante adicionar produto anticongelante no combustível e no líquido de arrefecimento.

A Região Metropolitana do Recife é conhecida por seu grande número de praias, e a maresia poderia ser encaixada como outro vilão na vida dos veículos, porém, com o avanço tecnológico, os carros ganharam pinturas anticorrosão e isso deixou de ser uma dor de cabeça. Porém, é importante deixar o alerta para quem levou o veículo para algum reparo de funilaria e pintura, uma vez que não é possível aplicar o mesmo nível de proteção de fábrica nas partes reformadas ou substituídas.