Jeep renova o pernambucano Renegade Carro feito em Goiana chega à linha 2019 sem mudanças profundas, mas com detalhes que dão o facelift. Preços partem dos R$ 78.490

Luciana Elldorf
Especial para o Diario
veiculos@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 18/10/2018 09:00

O Renegade 2019 foi oficialmente lançado pela Jeep. As mudanças não são profundas, mas destaco a grade frontal, a iluminação de LED, a nova tela multimídia com 8,4 polegadas, novas rodas, entre elas uma exclusiva de aro 19”, para-choque retocados nas versões flex com maior ângulo de entrada e na configuração Limited, que agora tem sete airbags de série, o primor dos modelos. A maior novidade, porém, está no porta-malas, alvo de reclamações que cresceu 47 litros de capacidade e foi para 320 litros (o Compass tem 410 l). O SUV para o PCD está confirmado ao preço de R$ 69.999 (veja tabela).

Muitos fãs esperavam a motorização 1.3 turbo, como aconteceu no modelo europeu. No entanto,  por aqui, nenhuma novidade embaixo do capô. A mecânica segue a mesma com os 1.8 flex de 139 cv e transmissão automática de 6 marchas ou manual de cinco, e o 2.0 turbodiesel de 170 cv e câmbio automático de 9 velocidades.

A Jeep deixou em aberto a possibilidade de trazer a motorização turbinada, que já existe em outros mercados e está sendo adaptada para “beber” gasolina e etanol. Quem sabe em 2019 já não estará entre nós? Eu acredito.

De volta às alterações do novo Regenade, como é chamado, ficou difícil diferenciá-lo da linha 2018 em nossa visita ao Polo Automotivo da FCA, em Goiana, quando o modelo estava na linha de montagem. Do lado de fora é outra coisa. É preciso olhar com atenção para a grade frontal, com novo desenho, mais largo e ainda mais alinhado com o da nova geração do Jeep Wrangler. Os faróis e lanternas em LED, também receberam alterações e deixaram o SUV com uma cara levemente mais “invocada”.

Nas versões Flex, outra novidade é o para-choque dianteiro, que proporciona ao modelo um dos mais amplos ângulos de ataque da categoria, de até 28°, nas opções diesel, chega a 30º. Na prática, isso significa aumento de capacidade off road.

Na parte traseira única mudança em relação ao anterior é a maçaneta para a tampa do porta-malas, mais intuitiva e fácil de achar. As lanternas em LED não foram introduzidas no Brasil (elas estão nas versões da Europa e EUA). Fora isso, o porta-malas ganhou mais 47 litros na capacidade, chegando agora a 320 litros: a exceção é o Trailhawk, que manteve o estepe full size por conta de sua vocação maior para o fora de estrada.

Sempre de liga leve, as rodas ganharam novos desenhos em todos os Renegades, com destaque para o Limited, que exibe aro de 19”, medida exclusiva no segmento. Por sinal, nessa configuração, as rodas têm duas inéditas opções de cor, de acordo com a pintura da carroceria.

Quando o Renegade Limited é cinza antique, os contornos das aberturas da grade dianteira e as rodas são grafite. Se o veículo é na cor Deep Brown (disponível apenas nesta versão), tais detalhes ostentam acabamento bronze, com a grade grafite. Nas demais tonalidades do Renegade Limited, a grade, as rodas e outros pontos são em prata acetinado. Há duas novas pinturas: Jazz Blue e Billet Silver, esta exclusiva para os Longitude.

Mais conectividade
A partir das versões Longitude, o Novo Renegade 2019 passa a contar com a maior tela multimídia da categoria, de 8,4 polegadas. Ela faz parte do mesmo sistema Uconnect aplicado no “irmão maior” Jeep Compass, outro sucesso sem paralelo no segmento. Dessa forma, é possível parear o smartphone por meio das interfaces Android Auto e Apple Car Play, para acessar pelo monitor do veículo aplicativos de navegação, como Google Maps e Waze e de música, a exemplo do Spotify e Deezer, apenas para citar alguns.

O Uconnect 8,4” permite ainda acessar as funções do ar-condicionado remotamente, por toques no monitor ou por comandos de voz. Por sinal, o tempo de resfriamento da cabine, em qualquer versão, ficou 20% mais rápido, graças a melhorias no sistema.

Mas já nas configurações Sport 1.8 Flex, com câmbio manual ou automático, o Renegade tem de série o Uconnect 5”, com tela de toque e câmera de ré incorporada. A segunda entrada USB, que ficava dentro do porta-objetos central, agora está voltada para os passageiros traseiros, “democratizando” a utilização.

Só para lembrar
O primeiro carro da marca a ser feito no Brasil, na planta da FCA, em Goiana, foi oficialmente revelado ao mercado brasileiro em março de 2015, na Marina da Glória, Rio de Janeiro. Antes disso, o Diario deu, com exclusividade, a foto da primeira unidade de produção pronta.

O Renegade era oferecido em três versões (Sport, Longitude e Trailhawk) e tinha valores que partiam dos R$ 69.900 e iam até R$ 116.900.  A fábrica de Goiana, maior investimento do grupo Fiat Chrysler no mundo, deverá se tornar o coração de um polo industrial em uma área de 530 mil m2 de área construída, em um terreno de 11,6 milhões de m2w², no município de Goiana, em Pernambuco.

A planta é parte importante da estratégia global da FCA (Fiat Chrysler Automobiles). Foi a primeira fábrica a ser inaugurada depois da fusão entre Fiat e Chrysler, ocorrida em 13 de outubro de 2014. O investimento do grupo na criação da fábrica ficou na casa dos R$ 7 bilhões. Em 2017, a planta produziu 179 mil veículos e a previsão para 2018 é de superar os 200 mil. Em Goiana, existem 13.600 empregos diretos e 85% dos funcionários são pernambucanos.

Facelift
Confira abaixo um resumo dos novos itens que passaram a ser de série em cada versão:

1.8 Flex AT6 (PCD)
Rodas de liga leve de 16 polegadas;

Sport 1.8 Flex MT5 e AT6
Sistema multimídia Uconnect com tela de toque de 5” e câmera de ré;

Longitude 1.8 Flex AT6 e 2.0 Diesel AT9 4×4
Sistema multimídia Uconnect com tela de toque de 8,4“, compatível com interfaces Android Auto e Apple Car Play e controle do ar-condicionado pelo monitor ou comandos de voz;

Limited 1.8 Flex AT6
Faróis principais e de neblina de LED, luzes diurnas de LED, dois air bags laterais, dois de cortina e um para os joelhos do motorista;

Trailhawk 2.0 Diesel
AT9 4×4
Faróis principais e de neblina de LED e luzes diurnas de LED.

Valores

Tabela oficial de preços do Renegade 2019


1.8 Flex (exclusivo p/ PCD)
R$ 69.999

Sport 1.8 Flex MT5
R$ 78.490  (redução de R$ 7.000 sobre a tabela cheia de 2018)

Sport 1.8 Flex AT6
R$ 83.99 (redução de R$ 8.000)

Longitude 1.8 Flex AT6
R$ 96.990 (igual)

Limited 1.8 Flex AT6
R$ 103.490

Longitude 2.0 Diesel
AT9 4×4
R$ 125.490

Trailhawk 2.0 Diesel
AT9 4×4
R$ 136.390