O luxo com híbridos Mercedes-Benz e Volvo lançaram, nas últimas semanas, novos produtos com motores combinados a combustão e elétricos. É o segmento premium se adequando de forma feroz à realidade verde

Thainá Nogueira
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Publicação: 13/10/2018 09:00

A ideia de pilotar um carro com a consciência leve em relação ao meio ambiente não é novidade, porém, estamos falando de uma alternativa que é trabalhada há muito pelas montadoras. Não é barato, nem tampouco prático e popular. No entanto, nos últimos tempos, o investimento nessa área aumentou significativamente e está mais perto de acontecer. Seja diante de acordos governamentais ou interesses privados, o fato é que a maioria das montadoras estão lançando cada vez mais veículos com tecnologias que dispensam a única necessidade de um motor a combustão. Inclusive, até novas marcas que não investiam especificamente nesse nicho de automóveis, passaram a elencar esse cenário e estão cada vez mais em voga (é o caso da Tesla, Google e Uber, por exemplo, empresas que estão caminhando a passos largos no caminho dos autônomos). Mas é chegada a hora de marcas consagradas no setor automotivo apresentar as suas bandeiras que levam à modernidade. Chevrolet já se destaca com o Bolt. Volkswagen tem o plano de eletrificação até os próximos quatro anos. E a Volvo também. Só que os suecos são ambiciosos e pretendem avançar com uma opção de elétricos de toda a sua gama até os próximos três anos. E está no caminho certo para conseguir essa proeza. É que, por exemplo, o charmoso e elegante XC60 já está disponível em forma de pré-venda na opção híbrida. Já dirigimos o carro, que consegue percorrer singelos 20 km com um litro de gasolina. Gostou? Tem mais. É que a Mercedes-Benz estreou no C200 o seu novo motor 1.5 turbo a gasolina que chega incrementado com um boost elétrico que entrega mais 14 cv ao motor. Com isso, a potência do sedã passa a ser de 197 cavalos. É a tecnologia embarcada na pista do futuro.

Volvo XC60 híbrido

Eis a novidade da Volvo. O SUV é sinônimo de conforto, luxo e esportividade. O carro tem 400 cavalos de potência combinados com dois motores. A autonomia é de 40 km com o motor elétrico, que pode ser carregado de duas formas: com a tecnologia plug in ou a regenerativa. Ainda é tímida a autonomia, mas suficiente para quem pretende ter um veículo para percorrer trajetos curtos. Dá pra ir e vir para o trabalho sem precisar de combustível. Ah, e para carregar na forma plugin, só são necessários 3h para uma carga de 100%  e uma tomada de 16a e 220v. A motorização faz com que o carro vá de 0 a 100 km/h em cerca de 5,3 segundos. Em tempo, a bordo do veículo, não dá nem para saber se ele está ligado ou não. O motor é mais do que silencioso.

Além de ecológico, o carro é lindo. É que o visual do Volvo não deixa ninguém descontente. É puro charme e conforto. Dentro da cabine, mal dá para escutar o barulho do motor ligado. No entanto, contar com o XC60 híbrido na garagem exige esforço monetário. É que são cobrados  cerca de R$ 300 mil para levar o “brinquedo para casa”. Se não houvesse concorrência, a repórter que vos escreve terminaria aqui esse ponto. Mas é que mesmo com os altos dígitos, a realidade é que a Volvo conseguiu emplacar o menor valor de mercado para o carro. É que os seus principais concorrentes, que são os SUVs premiums híbridos, são bem mais caros que ele. Exemplo disso é o BMW, Mercedes-Benz e Audi.

C200 EQ Boost chega para alavancar vendas

A Mercedes-Benz lançou em 2015 a linha Classe C. São os sedãs da marca. Até hoje, os veículos dessa versão representam mais de 1.900.00 emplacamentos para a montadora. Trata-se de 39% do volume de vendas da Mercedes. Números que chamam atenção, certo? Talvez essa tenha sido a deixa para que a montadora resolvesse investir em inovação na linha 2019 dos produtos Classe C. Calma, ainda não estamos falamos dos autônomos. Mas é quase lá. É que a marca alemã implementou no C200 uma grande estreia: o motor M264. Calma, vamos traduzí-lo. Trata-se de um motor a combustão turbo com 1,5 litros que rende 183 cavalos, mas atua acoplado com um boost elétrico que adiciona 14 cavalos na potência do propulsor e fornece, além de eficiência energética e economia de combustível, partidas silenciosas e quase a inexistência de vibrações. Gostou? Tem mais. O propulsor é um lançamento mundial da marca e conta com carregamento por regeneração - ou seja, quando o pedal do acelerador não é acionado, o boost é carregado. Além disso, existe o assistente ativo de frenagem, que consegue frear o veículo em uma situação de emergência em que ele identifica que não houve nenhuma reação do motorista. O carro consegue comparar a velocidade do veículo da frente com ele mesmo e fazer esse rápida análise sobre a hora certa de acionar o pedal do freio. A brincadeira fica na casa dos R$ 228.900 e chega nas concessionárias no próximo mês.

Essa novidade mecânica só contempla o sedã C200, mas toda a linha Classe C recebeu retoques no visual. É que o C180 Avantgarde e Exclusive ganharam um novo design no farol, no parachoque e nas lanternas, além de contar com rodas 17” e cabine em biton. Ah, o volante tem sistema de touch control, que não existe na tela da central multimídia. A distinção para o irmão mais velho, o C300 Sport, fica por conta do esportivo contar com rodas 18”.

Preços
C180 Avantgarde: R$ 187.900
C180 Exclusive:  R$ 188.900
C200 Eq Boost: R$ 228.900
C300 Sport: R$ 259.900