SALãO INTERNACIONAL DO AUTOMóVEL DE SãO PAULO 2018 » Futuro na área No Salão, nada de só lançamentos e carros para o mercado local. As montadoras investiram e trouxeram alguns dos seus conceitos

Publicação: 10/11/2018 03:00

O 30º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo está regido pelas inovações que agregam conceitos inclusivos e futurista, com pegada nova de se criar carros. Toyota, Ford, Fiat, Hyundai e Volkswagen foram algumas das marcas que apostaram no quesito “Concept Car”. A seguir conheça os veículos.

A brutalidade da dupla Ranger

A Ranger trouxe para o evento dois conceitos de picapes: a  Storm e Black. Com base em modelos atuais do segmento, a Storm possui pegada mais urbana, enquanto a Black vem para agradar o público fã do off-road. A aparência dos dois modelos apresentados no Salão está pronta para o comércio, tendo grandes chances de chegar ao mercado em 2019, a depender da receptividade do público. O motor das irmãs são equipados com 3.2 turbodiesel de 200 cavalos de potência, combinado ao câmbio automático de seis marchas. Potêcia não falta para acelerar.

Volks GTS apareceu

A Volkswagen apresentou o Polo e o Virtus em versão conceito chamada GTS. O conceito da marca alemã já está com aparência de versão de produção. Atrai os olhares de quem passa pelo stand da montadora. O protótipo permite aos amantes da Volkswagen relembrar o modelo consagrado da marca, o Gol GTS, esportivo que marcou a primeira geração do modelo fabricada entre 1987 e 1994.  Com rodas de 18 polegadas, de jantes estilosas,  e acabamento externo mais aprimorado, o Polo e Virtus conceito estão equipados com motor 250 TSI turbo, com 150 cavalos de potência e torque de 25,5 m.kgf. Se a produção vier a acontecer, não espere nada menos que R$ 100 mil. É que o acabamento valoriza.

Hyundai lança conceito de um Crossover elétrico

Crossover compacto, com motor elétrico será a nova aposta da Hyundai. O SAGA EV é uma espécie de HB20 super melhorado e sustentável. O concept car consegue trazer ao público a nova pegada da Hyundai, com design moderno dos faróis e plataforma menor, com 2,56 m de entre-eixos, mas com 4,02 de comprimento, o que deixa o modelo com uma aparência menor mas parecido com o que conhecemos por HB20X.

Com o conceito do SAGA EV, a Hyundai embarca na tendências das montadoras que é trazer veículos verdes ao Brasil e, a partir de então entrar nos outros países da América do Sul. Seu motor é equipado com  204 cv.

Toyota i-Ride: o veículo inclusivo

Mobilidade urbana e inclusão permeiam o Toyota Concept i-Ride. Com bancos localizados na área central do veículo e porta que aberta para cima, o modelo possui tecnologia de comandos que são norteadas pela inteligência artificial, permitindo interpretar as expressões, ações e tom de voz do motorista para oferecer uma direção mais segura.

O conceito foi  idealizado para pessoas cadeirantes. Pensando nisso, a marca equipou o veículo com um sistema para facilitar a carga e descarga da cadeira de rodas. O design do assento, com movimentação elétrica, e as funções de condução automatizadas com um volante tecnológico (mais parecido com um joystick) tornam a direção mais segura e inclusiva.
 
Tarok, o conceito picape da Volkswagen
A Volkswagen chegou ao salão do Salão do Automóvel de São Paulo como uma das montadoras com mais novidades e superação. Como parte do projeto de renovação e inovação, a montadora alemã apresentou o conceito Tarok e aproveitou a oportunidade para afirmar que esse é apenas o começo de sua chegada no segmento das picapes. Ainda não foi confirmado que o modelo permanecerá com o nome Tarok, mas quando o conceito estiver sendo produzido, será o principal concorrente do Fiat Toro. A Volkswagen destaca que o veículo produzido terá muita semelhança com o conceito apresentado e relaciona a picape com um futuro de comercialização próximo. Trazendo inovação para o segmento das picapes, a montadora apresenta na Tarok  um jeito novo de otimizar o espaço da caçamba através da movimentação do banco traseiro realizada para unir os espaços do habitáculo e o compartimento de carga. A inovação faz parte do projeto da Volkswagen de lançar 20 veículos até 2020. Foi nesse ritmo que o SUV T-Cross foi apresentado em versão definitiva é confirmado para ser comercializado no primeiro semestre de 2019 com motores 1.0 e 1.4 TSI e câmbios manual e automático Tiptronic de seis marchas.