SALãO INTERNACIONAL DO AUTOMóVEL DE SãO PAULO 2018 » Goiana vai produzir SUV da Fiat Salão de São Paulo exibe os principais modelos que chegarão logo ao mercado local, Fiat Fastback deve entrar na linha de produção em 2020. A aposta principal fica por conta dos elétricos

Publicação: 08/11/2018 03:00

Que o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo é uma grande vitrine para os principais modelos que serão comercializados no Brasil não é nenhuma novidade. Este ano, o evento separou modelos já esperados e lançamentos inéditos. Os carros com motores limpos, que já estão em um crescente pelo mundo, também estão presentes na bienal e nós detalhamos tudo que acotece por lá, aqui, no DP Auto.

Fiat traz SUV baseado no Toro

Mostrando que ainda tem espaço para mais investimentos aqui no Brasil, a Fiat apresenta durante o Salão de São Paulo o conceito Fastback. O modelo é inspirado na picape Toro e, o melhor, ele será produzido na fábrica da FCA em Goiana, na Região Metropolitana do Recife, em 2020.

O modelo chegará como uma porta de entrada para os utilitários médios e será decisivo na disputa pelo mercado nesse segmento. A Fiat ainda não possuía nenhum modelo que se encaixasse nesse perfil desde que deixou de produzir o Freemont no ano  passado. Modelo este que era baseado no Dodge Journey, com características maiores.

O Fastback tem origens brasileira, com sua criação desenvolvida pelo escritório da marca em Betim (MG). Esse conceito não deve apenas ditar o novo modelo da Fiat, ele deve ser responsável também por mostrar uma prévia da primeira reestilização da picape.

No design é possível encontrar um conjunto óptico, que segue dividido em três partes, mas no meio está mais fina e integra um anel cromado que atravessa toda a grade dianteira. O logotipo, na parte da frente, traz as quatro letras da marca separadamente, sem um emblema. Esse padrão já pode ser verificado em alguns modelos da marca, porém na parte traseira.

Renault Zoe, o elétrico mais barato do Brasil

O Renault Zoe, 100% elétrico, está exposto no Salão do Automóvel de São Paulo deste ano. O modelo que fez sua estreia por aqui tem tudo para se destacar no mercado brasileiro, principalmente por conta do preço. Custando R$ 149.990, o modelo elétrico consegue o título de mais barato entre os elétricos do páreo.

Anteriormente, o Renault Zoe estava disponível apenas para empresas que desenvolvem projetos de mobilidade com emissão zero desde 2013. Contudo, após a apresentação do Salão do Automóvel de São Paulo, a Renault está disponibilizando a reserva para qualquer cliente que sinta interesse em adquirir o veículo sustentável através do estande da montadora localizado no Salão ou pelo site.

O motor do Zoe  é o R90, que gera 92 cavalos de potência e 22,4 mkgf de torque, o equivalente ao torque de um motor 2.0 aspirado. Sua autonomia é de 300 km com uma carga, conseguindo recuperar 80% dela em 1h40 de carregamento em tomada trifásica de 22kW.

A Renault detém o título de montadora líder de vendas de veículos elétricos na Europa e já vende o Zoe desde o dia 6 de novembro. Antes, o modelo era comercializado no Brasil para empresas com projetos zero emissões.

Chevrolet apresenta o novo Bolt

O desejo da presidente da Chevrolet, Mary Barra, é de que a marca norte-americana seja a líder no segmento de carros elétricos em todos os mercados em que a montadora faz parte. E, parece que já está surtindo efeito positivo. Isso porque, a fabricante apresentou mais um modelo movido a energia limpa. Dessa vez trata-se do Bolt, mostrado no Salão de São Paulo.

A novidade já está confirmada para ser comercializada a partir do próximo ano aqui no Brasil, em uma única versão, pelo preço de R$ 175 mil.

A proposta é que o Bolt seja o carro elétrico mais eficiente em circulação no Brasil, para concorrer com BMW i3 e o Nissan Leaf que também chega no próximo ano, além de, claro, o Renault Zoe. O modelo norte-americano possui uma autonomia de 383 km, número que pode ser diferente dependendo da condução e outras condições, aqui no Brasil.

O que preocupa com o investimento dos elétricos aqui é a falta de estrutura que o país apresenta para receber modelos desse segmento, por conta dos poucos pontos de recarga, muitos deles utilizando tomada de padrão diferente dos veículos.

Apesar do peso que chega aos 1.616 kg, o motor é capaz de gerar 200 cv e 36,8 kgfm de torque. A aceleração de 0 a 100 km/h fica na casa dos 8 segundos. O modelo conta ainda com sistema regenerativo de energia.

Nissan Leaf

O carro elétrico mais vendido no mundo finalmente virá para o Brasil. A Nissan apresentou o Leaf durante o Salão de São Paulo e o modelo já possui valor para ser comercializado por aqui, R$ 178.400, valor esse que já pode ser investido durante a pré-venda que acontece durante o Salão. As entregas, por outro lado, só acontecem a partir do próximo ano. O elétrico é a estrela do estande da marca, que concentra seu foco nele.

O investimento da Nissan não é à toa. A marca não quis ser deixada para trás durante a disputa pelo segmento aqui no Brasil. O Leaf é um automóvel mundial, mas que teve suas características adaptadas para vendas no Brasil.

Debaixo do capô, a segunda geração do Leaf conta com um motor capaz de entregar 150 cavalos e 32,6 kgfm de torque, associado a um câmbio automático tipo CVT. Já na autonomia, o carro conta com duas opções de baterias com capacidade de percorrer 240 km ou 320 km, mas ainda não se sabe qual das duas versões estará disponível por aqui.