Auto Motor

por Jorge Moraes
jorge@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 01/12/2018 03:00

Motor Show

O evento automotivo mais esperado da região começa na próxima semana, dia 6, e vai até o próximo dia 16, na praça de exposições do Shopping Rio Mar, localizado na Região Metropolitana do Recife. O Motor Show Pernambuco em 2017 recebeu mais de 55 mil pessoas passantes e, na atual edição, terá como uma das atrações a apresentação, depois do Salão do Automóvel de São Paulo, do inédito Volkswagen T-Cross. O crossover derivado de Polo e Virtus figurou na lista dos mais fotografados da bienal paulista. O carro será a principal novidade da marca alemã para 2019 e virá no modelo completo com motor 2.0 TSi de 128 cavalos de potência. A Nissan, em tempo, manda direto da fabricação da fábrica Argentina, a Frontier Attack, estilizada e aposta dos japoneses para enfrentar os concorrentes no disputado setor das picapes médias. O Motor Show segue com atrações regionais como o novo Renegade, recém-lançado no Brasil, e na linha dos importados de luxo, o espaço dos sonhos assinado pela respeitada JBS Veículos. São supernaves de impressionar qualquer entusiasta pelo setor.

Comemoração
A Renault chegou à simbólica marca de 3 milhões de veículos produzidos no Brasil. Os modelos da marca são produzidos no complexo Ayrton Sena, em São José dos Pinhais (PR), inaugurado há 20 anos. Evento de registro do número é no próximo dia 3. A Renault promete muito para 2019.

Auto motor
Programa é direto do Chile, da cidade de Puerto Varas, ao Sul de Santiago. De lá, destaque para o Lexus LC500h e, no Brasil, o lançamento nacional do Honda Accord 2019 que está um charme.

Papel obrigatório
Mesmo com a versão digital da CNH disponível em quase todo o Brasil, o Contran alterou a regra que previa que motoristas poderiam optar por emitir só a versão física ou digital e agora o papel.

Superando a crise
Depois da prisão de Ghosn, Renault, Nissan e Mitsubishi afirmam que permanecem com a aliança. Esse foi o primeiro anúncio da marca desde a prisão do ex-chefão na semana passada.

Reforma nas placas
As novas placas automotivas do Mercosul podem ter o seu tamanho alterado a fim de se encaixar nos veículos. A redução deve ser de até 10% no comprimento e pode ser autorizada pelos Detrans.

Redução de vendas
A Fiat anunciou um projeto de redução de área de vendas de carro. A decisão deve atingir 110 concessionárias, mas a marca deverá abrir 20 pequenas lojas digitais. O objetivo é diminuir os custos.

Opção mais barata
A Fiat apresentou uma nova opção para a Strada Freedom. Agora, a picape pode ser adquirida com cabine simples por R$ 61.590, R$ 11.700 a menos em relação ao modelo com cabine dupla.

Noite AMG
Luiz Teixeira, presidente do grupo New land, Michele Abatemarco, e Franklin Medeiros recebendo convidados na noite Mercedes-Benz-AMG na concessionária do Pina. Evento de quinta-feira exibiu as naves da marca no show room da concessionária.

Vendas em baixa
Do outro lado do mundo, a Tesla despencou o número de vendas de veículos na China. O levantamento aponta que o comércio da marca caiu expressivos 70% no mês de outubro.

Aumento nos elétricos
Graças à disponibilidade dos Nissan Leaf e Renault Zoe no mercado, a frota de veículos elétricos no Brasil subiu 6,3%. Isso reflete em apenas singelas 19 unidades vendidas até então.

Loja tecnológica
A Volks anunciou o investimento, aqui no Brasil, de tecnologia de realidade virtual em suas concessionárias. A intenção é aumentar a experiência de interação.

Offroad elétrica
A Rivian está apostando alto. Enquanto a Tesla lança esportivos elétricos menores, a marca norte-americana está apostando em picapes elétricas.