Cuidando do revestimento veicular Eles enaltecem a cabine dando mais vida ao interior do automóvel, e necessitam de cuidados redobrados na manutenção. Confira

Publicação: 08/12/2018 03:00

Os assentos dos automóveis são os itens mais utilizados no carro, e isso é inevitável. Ao entrar no veículo, eles são sempre os primeiros a receber os passageiros. Por conta dessa característica, o acúmulo de sujeira em partes estofadas, bem como a possibilidade de manchas no estofado podem aparecer com uma certa frequência. A fim de fomentar a praticidade da limpeza sem esquecer a sofisticação, a escolha por bancos de couro sintético - antes restrito apenas a carros de luxo - vem se tornando cada vez mais frequente entre os proprietários de veículos. O material ajuda a deixar a cabine com um ar mais elegante e requintado, porém necessita de cuidados específicos para ficar limpo e impecável, sem se deteriorar.
 
Usando hidratantes
Com o passar do tempo, a depender do material, é comum que o banco do veículo resseque. Para evitar que isso aconteça, especialistas recomendam a aplicação de cremes hidratantes. O material vai formar uma camada protetora, capaz de proporcionar maior durabilidade do banco. A orientação é usar apenas produtos específicos para couro natural, mas caso a grana aperte, pode-se utilizar um corporal, de pele, que pode ser comprado em farmácias. Especialistas orientam que, dependendo do uso e da região do país, o couro deve ser hidratado em prazos que vão de dois a seis meses.

Limpeza periódica
Revestimentos pretos devem ser limpos uma vez ao mês, enquanto os claros pedem atenção a cada 15 dias. Para os proprietários de veículos que possuem cachorro ou criança, que costuma sujar o carro por conta de enjôos, é recomendável usar um pouco de bicarbonato de sódio, que ajuda a eliminar o odor desagradável no couro. Em empresas especializadas, o serviço leva cerca de quatro horas para ser concluído, e deve ser realizado a cada quatro meses.

Inimigos do couro
Atenção também aos maiores inimigos do banco de couro, pois eles são muito comuns dentro da cabine: água, sucos, refrigerantes, produtos de limpeza, abrasivos, exposição à luz do sol e ressecamento pelo uso do ar-condicionado. É por isso que, na limpeza, não são recomendados outros produtos de uso doméstico como lustra-móveis e silicone, que deixam o assento escorregadio, danificando diretamente o couro. Outra dica importante é dobrar o cuidado ao manejar, ou utilizar, algum desses produtos dentro do carro para não precisar da limpeza.

E silicone, pode?
O silicone automotivo pode até ser útil para proteger certas peças de plástico do carro contra ressecamento, mas não deve ser utilizado para hidratar os bancos de couro. Segundo especialistas, ele entope os poros e compromete a ventilação do material, sendo responsável também por acumular a sujeira, em vez de repelir, provocando manchas difíceis de remover.
 
Esponja de cozinha
Há sujeiras que são facilmente removidas apenas com um pano úmido. Em casos mais persistentes, opte pelo uso de sabão neutro. Pegue um pulverizador, ponha 200 ml de água e acrescente uma colher de chá de detergente neutro. Em seguida agite pulverize o local, esfregando com a esponja de cozinha, sempre tomando cuidado para não danificar o revestimento.  
 
Falta de cuidados
A negligência no cuidado com os bancos de couro pode custar caro. Quando não é feito nenhum tipo de manutenção, o contato com fungos e bactérias, contidos no suor e na gordura da pele dos ocupantes do veículo, logo provoca manchas no tecido, além de deixá-lo com uma camada dura e ressecada, começando a rachar e descascar até apodrecer.