Mais uma vez adiadas De acordo com o Detran de Pernambuco, na próxima segunda-feira (10) entraria em vigor as novas placas padrão Mercosul para os veículos do estado. Mas prazo foi prorrogado pelo órgão para o próximo dia 31 de dezembro

Thainá Nogueira
thaina.nogueira@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 08/12/2018 03:00

O Conselho Nacional de Trânsito estipulou que o estado de Pernambuco deveria implantar a placa veicular com o padrão do Mercosul a partir da próxima segunda-feira. No entanto, as casas de placas do estado ainda não contam com o maquinário para produzir a novidade. Desta forma, de acordo com o Detran/PE, o início da implantação da nova forma de identificação automotiva fica para 31 de dezembro.

De acordo com o Detran, 14 empresas confeccionam as placas no estado, mas, procuradas pela reportagem, nenhuma afirmou já contar com o maquinário ou saber do prazo do início da implantação. Além disso, os funcionários do órgão também não foram capacitados ou informados sobre como será feito o cadastro  das novas sequências de números e letras que identificam os veículos.

O padrão de placas já é utilizado na Argentina e Uruguai e a meta é que englobe todos os países que compõem o Mercosul. No Brasil, a mudança foi anunciada em 2014 com meta para entrar em vigor em 2016, mas só agora os órgãos de trânsito do país estão tentando implantar a novidade.

O novo modelo já é vigente no estado do Rio de Janeiro desde setembro desse ano e se configura por placas compostas com três letras, um número, depois mais uma letra e mais dois números. O projeto é federal e visa unificar a identificação de todos os automóveis dos países que compõem o Mercosul. Até o fim do ano, todos departamentos de trânsito do país devem adotar a medida.

De acordo com o diretor presidente do DETRAN-PE, Charles Ribeiro, o Estado já está preparado desde o ano passado para produzir as novas placas. “Elas são positivas porque dão mais segurança contra clonagens e, também, um controle maior na produção”, destaca Ribeiro. Em Pernambuco, mais de 120 fábricas de placas já estão autorizadas a produzir seguindo o novo padrão. A priori, o processo acontecerá nos veículos zero e a mudança será agradável pra o bolso dos motoristas. É que o Departamento de Trânsito do estado afirma que o valor da nova placa será até 50% mais baixo em relação a atual.

O Contran exige que as novas placas tenham fundo branco com margem superior azul, contendo no lado esquerdo o logotipo do Mercosul e do lado direito a bandeira do Brasil. Ela contará com sete caracteres alfanuméricos, controlados e fornecidos pelo Departamento Nacional de Trânsito – Denatran, com o último caractere obrigatoriamente numeral. Também há a exigência de que as placas tenham QR Code, que contenham números de série e acesso às informações do banco de dados do fabricante da placa. O objetivo da implantação de QR Code é o controle da produção, logística, estampagem e instalação das placas, além da verificação de autenticidade.

A previsão é que em até 31 de dezembro de 2023 todos os veículos nacionais contem com a nova identificação. A instalação das novas placas deveria ter começado em 2016, dois anos após um acordo realizado entre os países integrantes do Mercado Comum do Sul (Mercosul) - Brasil, Uruguai, Paraguai, Argentina e Venezuela.