Superesportivos no Recife O Motor Show Pernambuco trouxe o que há de melhor no setor automotivo para ser conferido pelo recifense entusiasta

Publicação: 08/12/2018 03:00

A paixão é uma emoção intensa convincente, um entusiasmo ou um desejo sobre qualquer coisa. Só quem já sentiu sabe como é. E quem é aficionado pelo universo automotivo é que conhece esse sentimento, que dispensa predicados. Escutar o ronco de um motor V8 ou ficar com o coração acelerado ao ver um superesportivo ao vivo e a cores deixa qualquer admirador ainda mais conquistado e exemplifica essa paixão. Para o recifense entusiasta pelo setor, dá para viver esses sentimentos durante a exposição de super máquinas que está acontecendo no shopping RioMar e vai até o próximo dia 16. Eis o Motor Show Pernambuco edição 2018.

Com acesso gratuito, o público vai poder conferir de perto os detalhes de carros como Camaro e Mustang. Que tal decidir qual o superesportivo preferido? Dá para escolher e até comprar. Para começo de conversa, o muscle car da Chevrolet tem painel customizável, head-up display de série, o volante tem aquecimento, os bancos dianteiros contam com climatização e ajustes elétricos com memória para o condutor, o ar-condicionado é dual zone e existe de partida remota da ignição. No modelo conversível, a chave também pode comandar a abertura da capota, que é aberta completamente em 25 segundos.

A operação também pode ser feita com o carro em movimento numa velocidade de até 50 km/h. Mas o grande trunfo do automóvel está no seu coração. É que o Camaro traz um motor V8 de 461 cv, que o torna capaz de ir de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos, enquanto a velocidade máxima é limitada eletronicamente em 290 km/h para o cupê.

Já o Mustang, arrepia. O V8 sobra energia com 5.0 litros e 466 cavalos. O esportivo tem tudo que um modelo racing mais caro oferece. Vai de zero a 100 km/h em 4,3 segundos. A Ford trabalhou na democratização da tecnologia com som de qualidade, tela multimídia, Android Auto e Car Play. Isso sem contar alguns pontos como assistente de rampa, controle de estabilidade e tração para colar o automóvel no chão. Os botões de acionamento, tipo chave de interruptor, ficam logo abaixo da tela de LCD que também projeta imagens da câmera de ré.

Mas além dessas duas jóias, dá para conferir outros “chamegos” como alguns modelos da linha AMG da Mercedes-Benz, que são a nata dos veículos da marca. Além disso, Porsche e Audi ostentam suas superpotências na exibição. Mas o carro que é o grande trunfo da mostra fica a cargo da Volkswagen. É que a montadora disponibilizou uma unidade do T-Cross, que veio diretamente da Alemanha para ser exibido no Recife. O carro só começará a ser produzido no Brasil em janeiro, quando deve ter as suas vendas iniciadas. Por enquanto, ainda não se sabe o preço do utilitário. Mas a Volks já deu certeza que serão duas opções de motorização, 1.0 e 1.4, ambas com a tecnologia TSI. O T-Cross brasileiro é um pouco maior que o “T-Cross da Europa”, mas, no geral, conserva as mesmas características. O SUV da VW será concorrente direto do Jeep Renegade, assim como do Honda HR-V. Outros concorrentes do T-Cross são são o Ford EcoSport e o Nissan Kicks, recém-chegado no grupo dos SUVs.