60 anos do Fusca no Brasil Volkswagen Sedan, como era conhecido, começou a ser produzido aqui em 1959

Thainá Nogueira
thaina.nogueira@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 19/01/2019 03:00

Seis décadas já se passaram desde o primeiro Fusca produzido no Brasil. E o mês de aniversário desse ícone é janeiro. Coincidências à parte, no primeiro mês do ano é comemorado também o Dia Nacional do Carro que é o xodó do brasileiro e eternizou a Volkswagen no mundo. Habemus período de comemorações.

No dia 3 de janeiro de 1959 o primeiro Volkswagen Sedan saía da linha de produção de Anchieta. Nascia assim, o primeiro icônico Fusca, nome que seria utilizado oficialmente pelo compacto anos depois, aqui no Brasil.

Antes, o modelo era importado da Alemanha, desde 1950. O compacto possuia um motor traseiro refrigerado a ar, com um design totalmente inovador para a época, quando as ruas eram dominadas por sedãs, o compacto apareceu com um visual mais achatado e oval.

O sucesso começou pela união da praticidade de transportar até cinco ocupantes, com baixo consumo de combustível e resistência mecânica. A partir de 1953 o Fusca já era montado no Brasil, mas com peças importadas, em São Paulo.

Apesar de ter sido fabricado em 3 de janeiro de 1959, o primeiro compacto só foi vendido efetivamente quatro dias depois, no dia 7 de janeiro. O comprador foi o empresário paulistano Eduardo Andrea Matarazzo, filho do conde Francisco Matarazzo Júnior.

Na época, o Fusca foi vendido por CR$ 471.200 em uma concessionária da Zona Sul de São Paulo. Debaixo do capô, o compacto possuía um motor traseiro boxer de 1.192 cm, que entregava até 36 cavalos de potência, associado à um câmbio de quatro marchas que alcançava uma velocidade máxima de 110 km/h.

FIM DA LINHA

No fim do ano passado, a Volkswagen anunciou que o Fusca, ou Beetle, não será mais produzido. Porém, a montadora alemã fará uma despedida em grande estilo, lançando a Final Edition para marcar o fim de um legado. A nova série será oferecida nos Estados Unidos em quatro versões.

O simpático Beetle estará disponível em seu último ano nas carrocerias cupê e conversível, com dois tipos de acabamento e equipamentos, o SE e o SEL. Além disso, as opções de cores são: branco, preto, azul e bege (essas duas serão tonalidades exclusivas da marca).

A despedida do modelo pode ter sido motivada pela renovação que a Volkswagen vem adotando nos últimos tempos, a famosa linha futurista I.D., que dá a vez aos veículos elétricos. Essa tendência pode abrir uma brecha para que o fusca ganhe uma versão “verde”. Será?

DIA PARA CELEBRAR

O Clube do Fusca de Pernambuco Revolks organizou um evento no estacionamento do Shopping Paulista North Way, na RMR, para este domingo (20). De acordo com o diretor dos dois clubes, Dayvson Souza, cerca de 150 veículos estarão expostos para o público conseguir matar um pouco a saudade do simpático carro de entrada da Volkswagen e de outras relíquias automotivas. “Além de vários modelos diferentes do Fusca, vamos exibir algumas versões do Chevete, do Maverick, do Corcel, da Rural, entre outros”, afirma. Dayvson ainda lembra que miniaturas dos carros icônicos também estarão presentes no evento. “Será um dia diferente para quem gosta do universo automotivo. Dá para levar toda a família porque vai ter programação para diversos públicos. Inclusive, contratamos uma banda de pop rock para animar quem passar pelo evento”, completa.

A entrada para a exposição é garantida com a entrega de dois quilos de alimentos não-perecíveis. Os carros estarão expostos e disponíveis para fotografias e conversas com os proprietários desde as 15h até as 20h do domingo.

História

1938 - O “pequeno besouro” foi lançado oficialmente de forma artesanal, na Alemanha.

1941 - Com o início da segunda guerra mundial, a fábrica começa a produzir componentes militares e o Volkswagen acabou virando veículo militar.

1945 - No fim da guerra, apesar da fábrica destruída, começaram a produzir os volks em série.

1950 - O compacto começa a ser importado para o Brasil e cai no gosto popular. Nos anos seguintes, a Volkswagen assume a montagem aqui.

1959 - A fábrica de São Bernardo do Campo é inaugurada oficialmente. O volks passa a ser fabricado no Brasil. A partir desta data, o fusca começa a ganhar versões com motorização mais moderna.

1983 - Só em 1983, o “pequeno besouro” ganha oficialmente o nome de fusca.

1998  - Com toque modernos, mas com uma pegada retrô, o amado Fusca foi reestilizado e remontado. O New Beetle  era inspirado no Fusca tradicional, mas utilizava uma plataforma e um conjunto mecânico de outro carro da volkswagen, a quarta geração do Golf.