UTILITáRIOS » Salão tipicamente americano

Publicação: 19/01/2019 03:00

Os utilitários protagonizam o salão do automóvel de Detroit de 2019, que abriu suas portas na segunda-feira (14) com menos fabricantes presente e mais incerteza. Os carros compactos e sedãs, que representam uma parcela cada vez menor do mercado norte-americano, ficaram praticamente de fora da seleção feita pela indústria automotiva para o Naias.

Caminhões, utilitários esportivos (SUV) e picapes predominam entre os lançamentos de Detroit. E essa tendência se perpetua todos os anos. São os carros que os americanos gostam e compram. Os carros pequenos e os sedãs convencionais representaram menos de um terço das vendas de carros novos no ano passado, uma queda de 4% em relação a 2017.

A indústria investiu muito em utilitários, para que sejam mais luxuosos e contem com maior tecnologia de ponta, segundo analistas. Mas essa aposta na exibição das picapes não é só em relação ao mercado. É que no salão de Detroit, muitos esperam que os veículos maiores e mais rentáveis ajudem a indústria a para resistir às possíveis tempestades econômicas.

Analistas preveem uma desaceleração das vendas em 2019, após uma década de crescimento. Apostando no apego pelos 4x4, é possível sim, ou pelo menos ainda, ficar boquiaberto com as exibições das montadoras no Salão. Mercedes-Benz levou o seu icônico Classe G, ao passo que Ford apresentou a nova Ranger e a Jeep mostrou a versão picape do Wrangler. É só um teaser do que está em Detroit.