DUAS RODAS » Como evitar o desgaste precoce na embreagem

Publicação: 23/02/2019 03:00

O funcionamento da embreagem é bem simples de entender, ela é a responsável por administrar a força que é enviada para o motor e transmitir o movimento de rotação, facilitando o engate das marchas.

Ela deve ser utilizada na saída da moto, na mudança de velocidade e na parada total. Alguns pilotos têm o costume de usar essa ferramenta em curvas, o que não é recomendável porque causa instabilidade. A dica é controlar a moto através do acelerador. Nas retas o uso da embreagem não deixa a moto desenvolver, o que causa uso excessivo e desgaste precoce.

Existem alguns cuidados que devem ser tomados para preservar o bom funcionamento da embreagem e que evitam deixar o piloto na mão. Fazer a manutenção periódica é essencial, não só para conservar a ferramenta, mas o veículo todo. Além de alguns cuidados no dia a dia que prolongam a vida útil da máquina.

Alguns sinais de desgaste podem passar despercebidos. O primeiro indício é o surgimento de barulho e trepidação. O barulho é causado pelo rolamento que está acoplado no platô, enquanto que a trepidação ocorre por causa do desgaste dos discos e do cubo. O platô é a parte responsável pelo fechamento da peça.

Dificuldade em engatar as marchas ou sentir que o manete está duro, também são sinais de que existem falhas na embreagem. Neste caso uma simples lubrificação pode resolver o problema, mas se o equipamento estiver “patinando” pode ser necessária a troca dos discos e molas.

A distância entre o manete e o pulso da moto deve ficar em torno dos dois centímetros. É importante deixar esse acionamento ajustado já que é o responsável pela ativação da embreagem. Quando essa distância está acima dos dois centímetros a embreagem pode ser acionada sem necessidade quando o piloto descansa a mão sobre a alavanca. Esse acionamento desnecessário é um dos responsáveis pelo desgaste precoce da peça. A folga menor que dois centímetros também é perigosa porque o curso total pode não ser acionado e a marcha não engata.

Para prevenir todos esses problemas alguns cuidados podem ser tomados. Ter o costume de realizar as trocas de óleo no tempo certo já é o cumprimento de uma das medidas de manutenção básica para garantir a otimização tanto da embreagem como da moto.