E aí, já escolheu a moto? Seja nova ou semi, para iniciantes ou experientes na categoria, modelo deve ser escolhido com cautela

Publicação: 16/03/2019 09:00

Transporte público às vezes ineficiente, grandes congestionamentos e o elevado preço dos combustíveis. Situações como estas têm se tornado cada vez mais frequentes de uns tempos para cá e têm influenciado cada vez mais as pessoas a optarem pelas motos. Mas uma dúvida que ainda persiste sobre alguns é no que diz respeito a qual modelo comprar quando se trata da primogênita. Antes de escolher o modelo, alguns fatores como uso, economia e a paixão por motos e ânsia de querer entrar para o mundo das duas rodas precisam ser analisados precisamente.

De acordo com o assessor técnico de relações públicas da Honda Motos, Alfredo Guedes, ao optar por comprar a primeira moto, o motociclista precisa ter em mente algumas observações que asseguram uma boa escolha. “Pegar orientação com alguém que já tenha motocicleta é imprescindível. Muitas vezes estas pessoas podem passar dicas ou até mesmo analisar pequenas avarias a olho nu que uma pessoa sem experiência não veria”, diz.

Por vezes, motociclistas - sejam novatos ou veteranos - ao decidirem comprar uma motocicleta deixam-se levar pela paixão, agindo involuntariamente com a emoção, deixando de lado a razão. Alfredo explica que para os iniciantes no meio motociclístico, os modelos mais indicados são as scooters pela praticidade, bem como a facilidade e agilidade. “Hoje em dia quem anda de bicicleta consegue pilotar uma moto. As scooters oferecem uma mobilidade inteligente”, destaca. Com o passar dos tempos, as grandes montadoras vêm procurando se adaptar aos diversos tipos de público, seja do iniciante ao mais avançado.

Em tempos onde o dinheiro pode ser um impasse, optar pela compra de uma seminova pode ser uma saída. O assessor técnico chama a atenção para os que desejam realizar a compra nessa modalidade. “Verificação de desgaste, principalmente dos pneus. Analisar as folgas de freio, embreagem, caixa de direção também são fundamentais. Conferir a motorização e se não há ruídos metálicos muito fortes também é imprescindível”, alerta.   

A ansiedade é um ponto que fica em mente na hora da escolha do modelo perfeito, notada principalmente entre os iniciantes que querem ingressar na linha das duas rodas. Porém, faz-se necessário controlar as emoções e partir do princípio da análise de detalhes que deve ser feita atentamente desde o preço que será investido até a parte mecânica. “A motocicleta é um veículo que aflora as emoções de quem a conduz. Mas é preciso agir com a razão. Desta forma, evita-se possíveis frustrações tanto antes quanto após a compra”, conclui.

Saiba quais as suas prioridades
Na hora de escolher a moto ideal é preciso, antes de mais nada, estabelecer a finalidade do veículo. Se ela será utilizada no dia a dia dentro da cidade ou se a escolha será para aventuras no fim de semana na estrada

Box:
  • Analise para qual o objetivo da escolha da moto;
  • Leve em conta os custos tanto com documentos quanto com manutenções da moto;
  • Verifique minuciosamente cada peça do modelo;
  • Não priorize o status, e sim o modelo que irá proporcionar melhor custo;
  • Jamais compre motos no mercado paralelo;
  • Antes de comprar uma semi nova, consulte o histórico do modelo junto ao DETRAN.