Economize dirigindo certo Mudanças de hábito na direção podem fazer o motorista economizar no consumo de álcool e gasolina

Publicação: 14/03/2019 03:00

Em tempos de incerteza, onde ninguém sabe o valor da gasolina amanhã, o importante é economizar o máximo possível para não pesar no bolso. Mas, não é só deixar o carro em casa e procurar transportes alternativos, o que também é muito válido, não só para as despesas como para o meio ambiente. Entretanto, existem aqueles que precisam das quatro rodas para o dia a dia, até mesmo como fonte de renda. Por isso, as práticas ao volante podem ajudar na hora da contenção de gastos.

Esticar demais as marchas ou não calibrar corretamente os pneus podem aumentar o consumo de combustível. Algumas dicas para economizar os custos nos postos de abastecimento podem ser aplicadas apenas com mudanças no hábito dos motoristas. Sem muito mistério nem nenhuma manobra diferenciada.

O primeiro de tudo é sempre abastecer em postos de confiança, isso pode contribuir com o bolso do consumidor e ser um grande diferencial no final do mês. Partindo do princípio que o combustível é de boa qualidade, mantém o carro em boas condições e funcionando corretamente. Sentir o veículo ‘engasgando’ na partida pode ser sinal de gasolina adulterada, por isso fique atento e se perceber algum comportamento estranho no veículo, visite uma oficina.

Pesquisar qual modelo consome menos, também é uma recomendação importante, principalmente para quem ainda não fechou a compra do carro novo. Estudar a motorização dos automóveis em revistas e sites especializados com o intuito de procurar um modelo mais econômico também ajuda no fim do mês. Sem falar que a escolha certa também evita dores de cabeça com relação à manutenção, outro fator que pode aumentar os gastos.

Mudança no percurso de casa para o trabalho também é uma forma que os motoristas encontram para diminuir o consumo de combustível de carros. Para isso existem aplicativos para smartphone, ou até mesmo integrados à central multimídia do veículo, que mostram a melhor rota para o destino. Dessa forma, além de chegar rápido, ainda consegue evitar o maior congestionamento e economiza na hora de abastecer.

Quando as mudanças na rotina e nos hábitos em relação a direção ainda não são o suficiente, outra dica é não encher o tanque de combustível por completo. Isso deixa pouco espaço para o vapor e o carro acaba consumindo mais combustível a fim de liberar esse espaço. Outra coisa que pode ajudar é diminuir a quantidade de acessórios que consumam energia dentro do carro. Um som automotivo muito potente e equipamentos que utilizem muita luz elétrica acabam aumentando o consumo de combustível.

#GasteMenos:
  1. Sempre abastecer em postos com credibilidade, nada mais prejudicial para um carro do que combustível adulterado.
  2. Não fazer arrancadas com o carro sem necessidade.
  3. Manter uma velocidade constante, ao elevar demais a velocidade, aumenta a resistência do automóvel elevando os gastos com combustível.
  4. Não prolongar demais a marcha. Um carro não deve chegar aos 100 km/h em segunda, por exemplo.
  5. No sinal, deixar o carro em ponto morto e com o freio de mão acionado.
  6. Não permitir que o veículo ande em ponto morto.
  7. Calibrar os pneus com regularidade. O que pode ser responsável por até 20% do consumo de combustível.
  8. Não encher o tanque de combustível por completo, já que faz com que o veículo consuma mais para liberar espaço.
  9. Fazer manutenção do carro regularmente, um carro com manutenção atrasada pode apresentar mal funcionamento que influencia diretamente no consumo de combustível.
  10. Dirigir de janelas fechadas, isso melhora a aerodinâmica do carro, principalmente acima dos 80 km/h.
  11. Evitar o excesso de peso, quanto mais pesado mais combustível o veículo consome.