A China e o destino Brasil em Xangai A proposta global dos próximos automóveis é saber que o universo híbrido e tecnológico no setor saiu da inércia

Jorge Moraes
enviado especial
jorge@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 20/04/2019 03:00

Xangai - O Brasil como destino no Auto Show de Xangai. A proposta global das plataformas, que passaram a gerar novos automóveis únicos para praticamente todas as nações mostra que um detalhe ou outro no para-choque ou no info entretenimento não serão capazes de esconder o que vem pela frente.

O maior salão do mundo? Sim, porque em termos de presença de marca até mesmo a Volvo, que publicamente decidiu não participar de exposições, está aqui. E quanto aos exóticos? Aqueles carros estranhos? Esqueça! São minoria quase desaparecida pelo fato de ainda sobrar alguns carros conceitos futuristas e esquisitos, mas, fora isso, o mundo é real. A China criou a sua própria identidade e deixou de copiar as grandes marcas.

A brasileira Caoa Chery, como nenhuma outra no auto show, celebra a chegada de novos modelos, a exemplo do SUV de luxo e rico em tecnologia, Tiggo 8, com motor 1.6 turbo flex de injeção direta e do elétrico Arrizo 5 EV. A marca de excelência do grupo, Exeed também trouxe seu SUV. A empresa estuda o mercado para saber se vai ou não para o Brasil. No detalhe do Tiggo, o de sete lugares será o primeiro veículo nacional com identificação facial a bordo, inteligência artificial que identifica o condutor, oferece comandos e memoriza funções do veículo.

Mas quem também atirou certo foi a Chevrolet com os novos Onix sedan, Tracker e Trailblazer (esse último como você não conhece no Brasil). Elegantes, os dois SUVs inspirados na Blazer norte-americana, que tem alma do Camaro, chegam em 2020. A Ford debutou o Escape em salões e reforçou o novo Focus para o mercado doméstico. Por aqui, o Hyundai Creta aparece reestilizado (o nosso é mais bonito), assim como o sedã Sonata e o SUV Santa Fé em seu desenho chinês.

A JAC vai importar o S4 para o Brasil que será batizado de T60. A picape média T8 também vai em duas versões: a diesel, topo da gama e uma “pelada” elétrica. Na Toyota, o Rav 4 e na Mitsubishi, o foco no Eclipse e o mesmo serve para o futuro Sentra da Nissan, aqui chamado de Sylphy.

Alemães atrevidos? Nada disso. Também são donos do pedaço em suas linhas de alta performance. AMG, RS e M são cortejados como marcas dos sonhos: leia-se Lamborghini, Bentley, Rolls-Royce, Maserati. O chinês de Shanghai, cidade que tem um dos metros quadrados mais caros do mundo, U$ 10 mil dólares, é empoderado, cheio da grana. As marcas revelam seus produtos da mais alta grife e por isso escolhem a China. A Audi debuta o Q3, a BMW, o X7. Na Mercedes, o conceito GLB é destaque da feira. A Porsche foi convencida pelo design coupé para seu universo SUV e vestiu o Cayenne. Conheça um pouco mais dos modelos que em breve chegam no Brasil.

Apresentado na China, mas feito no Brasil
A Chery apresentou durante o debute na China o seu novo SUV, o Tiggo 8. Apesar do modelo ter dado as caras pela primeira vez no Salão, a montadora confirmou que ele será produzido por aqui. A novidade completa a família Tiggo que já conta com o 2, o 5X e o 7, todos já fabricados por aqui na planta da Caoa Chery em Goiás. O novo Tiggo 8, com sete lugares, deve chegar à linha de produção no Brasil ainda este ano e no mercado no começo do ano que vem.  O motor do utilitário, que já passou por uma reestilização antes mesmo da estreia, é um 1.6 turbo capaz de entregar até 197 cavalos de potência.  Será que agora a montadora vai emplacar?

Mesmo nome, propostas diferentes

O novo Chevrolet Trailblazer chinês que foi apresentado durante o Salão é bem diferente do que já estamos acostumados a ver aqui no Brasil. O modelo de lá é feito na estrutura monobloco e tem um visual mais descolado que lembra o Blazer americano. A aposta é atrair um público mais jovem, principalmente com a versão Red Line, que conta com detalhes vermelhos e pretos nas rodas. Sem muitos detalhes sobre a novidade, a marca disse apenas que se inspirou no conceito FNR-CarryALL, que foi mostrado no Salão chinês do ano passado. Mas, apesar da nomenclatura e da proposta, o modelo, como foi apresentado não deve chegar por aqui, que provavelmente vai seguir mantendo a construção chassi-carroceria.

Onix ganha versão sedã na China

A Chevrolet está mostrando muitas estreias no Salão. Além da Trailblazer com nova estrutura, a marca lançou também a nova versão do Prisma, que não tem mais essa nomenclatura. Batizado de Onix Sedan, mesmo nome inicial do hatch da marca, a novidade deve chegar ainda este ano no mercado local com um desenho bem parecido com o visto na China e deve compartilhar o mercado com a versão anterior por algum tempo ainda. Com o design parecido com o modelo anterior, as maiores diferenças ficam no interior que agora conta com um painel bicolor, que agrada no mercado asiático. Uma verdadeira força tarefa se juntou para fazer o novo Onix sedã, cerca de 1.800 pessoas de 14 países e liderada por um brasileiro, Gregório Del Rio.

Irmãs gêmeas?
Com diferenças sutis, a Tracker se destoa da Trailblazer pela proposta compacta. Inclusive, é o primeiro dos automóveis exibidos na China para desembarcar no Brasil.  O SUV compacto da Chevrolet chega aqui em 2020. A nova geração tem visual renovado e inspirado na nova Blazer, que também está sendo mostrada na mostra chinesa. O Tracker Redline, modelo das fotos, tem uma aparência ainda mais dinâmica, com as “borboletas” da Chevrolet pintadas em preto na frente e atrás, grade preta clássica e rodas pretas de 17 polegadas e outros elementos vermelhos e pretos exclusivos da versão.