Apresentados por lá e vão te conquistar Montadoras escolheram o palco chinês para mostrar as novidades dos próximos meses no mercado global

Publicação: 20/04/2019 03:00

Não é de hoje que se sabe sobre a tendência do mundo ocidental em recriar propostas do Oriente. E o setor de automóveis não foge à regra. É do outro lado do mundo que existem algumas das gigantes montadoras e, por sua vez, é no continente asiático que os salões de automóveis chamam ainda mais a atenção do setor. Dessa forma, não dá pra se ater apenas a marcas asiáticas debutando em Xangai. As alemãs, francesas e americanas marcaram forte presença. Inclusive, lançando produtos que virão nos próximos meses para o mercado ocidental e até nacional. Trata-se do maior evento de veículos do mundo mostrando novidades que devem ditar o que virá em breve para o motorista que já entendeu a pós-modernidade. São tecnologias 4G a bordo do habitáculo, carro que carrega em menos de uma hora e dispensa o uso de qualquer tipo de combustível que estamos acostumados a usar, utilitários que quebraram a proposta atual de SUVs  dispostos para entrar numa pegada de luxo sobre quatro rodas. É o século XXI na realidade automotiva. Conhecer um pouco mais do que virá nos próximos meses, então, se torna via de regra. Passamos os últimos dias em Xangai e conhecemos de perto o trunfo das montadoras para o mercado e contamos aqui, com detalhes, o que pode ser aguardado. Mas, adiantamos, preparem-se para o desapego de facelifts atuais e modelos que estão ainda no mercado. Tudo vai mudar. O design dos veículos será outro, assim como motorização. É o futuro. É agora.

Aposta elétrica da Renault
Durante o Salão de Xangai a marca francesa apresentou o novo Kwid elétrico. Apresentado pela primeira vez, ainda como conceito no Salão de Paris do ano passado, o modelo chega a sua forma final durante o Salão chinês. Batizado de K-ZE, a marca demonstrou interesse em trazer o compacto para o Brasil. Com poucos detalhes técnicos divulgados, o que se sabe até agora é que o elétrico levará somente 50 minutos para carregar a até 80% em um carregador rápido e até quatro horas para carga completa em uma rede doméstica com 220V. Entre os itens já confirmados na novidade, estão câmera de ré, monitoramento de pressão de ar dos pneus, central multimídia com tela de oito polegadas, conectividade wi-fi 4G, reconhecimento de voz, luzes diurnas de LED e sistema de controle de qualidade do ar dentro do habitáculo.

VW prepara mais um SUV
A Volkswagen traz ao Salão de Xangai mais um pra família dos SUV. Apresentado como Tharu, mas conhecido no Brasil como Tarek, é um veículo fabricado na Argentina - e será trazido para comercialização no Brasil - tem médio porte e tem design mais discreto, sem perder a elegância. Apesar de ser um SUV, o Tarek tem seu visual singular, distinguindo-se do recém lançado T-Cross. O Tarek, está no Salão de Xangai com um belo teto solar,  tração nas quatro rodas  e a parte interna conta com, além de muito espaço, uma central multimídia e painel digital. O modelo é apresentado pela marca alemã como componente de um grande projeto: dominar o segmento dos SUVs. Para isso, a Volkswagen já lançou o Tiguan, T-Cross e em Xangai o Tarek. Até o final de 2020 mais dois veículos tipo SUV serão apresentados ao mundo. Com o lançamento, a Volkswagen posiciona o Tarek entre o T-Cross e Tiguan para chegar ao mercado de maneira ofensiva contra o Jeep Compass, que faz sucesso no mercado automotivo do segmento no Brasil.

Ostentação no visual

Com o nome de Sylphy no mercado chinês, o novo Sentra ostenta um novo visual e apresenta as mais recentes tecnologias Nissan Intelligent Mobility para proporcionar aos condutores maior conectividade, conforto e confiança. Assim como o Versa, o irmão maior só deve chegar por aqui em 2020, como linha 2021. O carro é alimentado pelo novo motor 1.6 atualizado com transmissão Xtronic. Não foram dados detalhes da motirização. As novas tecnologias de powertrain aumentam a estabilidade do motor e a eficiência de combustível. A direção, a suspensão e a rigidez do corpo também foram aprimoradas para melhorar o manuseio e proporcionar uma sensação de direção mais sólida. Agora mede 4,64 metros de comprimento, 1,81 m de largura, 1,45 m de altura e 2,71 m de entre-eixos.

Territory: a promessa da Ford para o universo dos utilitários
A Ford trouxe ao Salão de Xangai o Territory, seu modelo de destaque no Salão do Automóvel de São Paulo. Maior que o EcoSport, o modelo SUV foi desenvolvido na China, em parceria com a Jiangling Motors Corporation (JMC). A promessa da Ford é de trazer o utilitário ainda neste ano e tentará chegar ao mercado brasileiro, juntamente com o novo Volkswagen Tarek, para concorrer com o Jeep Compass. A expectativa do público é que a marca lance uma versão híbrida do Territory, destacando-se no segmento. O modelo ficará posicionado entre o EcoSport e o Edge, sendo uma opção de SUV médio da Ford e intermediário no tamanho, como também no preço. O Ford Territory apresentado na China tem, no quesito design, linhas marcantes nas laterais, além de um aparente espaço entre-eixos maior que o Jeep Compass. Seu motor é 1.5 com três cilindros turbinado, e porte imponente, pronto para competir entre os SUVs.