CUIDADOS » Limpeza automotiva é lei dentro e fora da cabine

Publicação: 25/05/2019 03:00

Filhos dentro de casa é sinônimo de bagunça. Dentro do carro isso também acontece. Até mesmo adultos podem, sem perceber, esquecer restos de comida ou embalagem de alimentos dentro do veículo.

Manter o interior do automóvel limpo é essencial para preservar a saúde das próprias crianças, que não podem ficar expostas a fungos e bactérias que o automóvel pode oferecer quando passa muito tempo sem cuidado. De acordo com o gerente da CmaK Auto Service, Carlos Neto, os donos dos carros que possuem filhos possuem basicamente o mesmo problema. “Comida dentro do carro é algo recorrente, o caso mais recente foi de um cliente que trouxe o carro porque os filhos sujaram tudo de chocolate”, destaca.

Como normalmente os bancos são de estofados, corre o risco de acumular ácaro, o que pode desenvolver alergia nas crianças. Uma dica é realizar a troca do material dos bancos, de preferência por um de couro, que facilita a limpeza.

No caso dos ácaros, uma coisa que ajuda a diminuir a proliferação é manter os vidros fechados em ambiente quente. Como são seres que gostam da umidade, esse artifício pode evitar o acúmulo de ácaros.

Comer dentro do carro é outra coisa que pode atrair doenças, isso porque restos de comida são um ótimo atrativo para ratos e baratas. Mas, o que pouca gente sabe é que até na poeira pode conter os mais diversos agentes causadores de alergia.

Algumas dicas para se evitar dores de cabeças com os pequenos dentro do carro são trocar os filtros de ar com frequência e evitar comer dentro do carro, mas a gente separou mais algumas dicas que podem servir na limpeza do dia-a-dia e explicou cada uma delas.

Dicas
  • Comer dentro do carro: Já foi reforçado nesta matéria a importância de evitar comer dentro do veículo, mas não custa nada frisar mais uma vez. Até porque as diversas opções de drive-thru na cidade fazem esse cuidado cair na tentação. Caso ocorra uma recaída e as crianças acabem ingerindo alimentos, o ideal seria aspirar o carro assim que as crianças saírem para ajudar na higienização.
  • Mofo: Quando a chuva chega de surpresa é quase impossível impermeabilizar o carro e ela acaba se infiltrando. Por isso, uma dica que pode ajudar é deixar o carro com vidros e portas abertas no sol, para fazer com que a umidade saia e evite o mofo. As vezes o mal cheiro pode persistir, por isso somente uma lavagem completa pode solucionar o problema.
  • Filtros de ar: O ar-condicionado é o grande vilão de quem sofre com rinite, alergia e outras doenças respiratórias. Não há muito como fugir da sujeira, a partir do momento que o carro possui ar-condicionado, é de fundamental importância realizar a limpeza a cada seis meses, pelo menos.
  • Pêlos: Qual criança não adora seu animal de estimação? Passear com os bichinhos é uma alegria a parte, mas quando transportado no carro é preciso tomar alguns cuidados. Se possível deixe o veículo de lado, mas se o transporte é inevitável, é importante lavar os bancos depois de transportar os animais, e sempre do modo correto, com a caixa de transporte.
  • Depois da constatação que uma boa higienização veicular é necessária para cuidar das crianças, agora é só seguir para o lava-jato mais próximo e deixar tudo limpinho e em ordem para preservar a saúde dos passageiros.
Serviço

CmaK Auto Service
Rua Antonio Carlos de Oliveira, 5687 - Candeias

Empório Beleza Recife
Rua Afonso Olindense, 760 - Várzea

Lava a Jato Atlântico
R. Santa Teresinha, 440 - Jardim Atlântico