Rav4 chega para ser a nova pegada híbrida SUV chega para completar leque de nove modelos híbridos da marca japonesa

Thainá Nogueira
thaina.nogueira@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 25/05/2019 03:00

Foi em solo argentino que a Toyota resolveu lançar a nova Rav4 híbrida. O SUV, que no ano passado foi o quarto carro mais vendido do mundo com 800 mil unidades emplacadas, chega no Brasil em junho deste anos e de antemão já adianto: o mercado nesse segmento agora ganhou um forte concorrente. São duas versões da novidade, a S que custa R$ 165.990 e a SX que tem preço de R$ 179.990.

Trata-se da quinta geração desse utilitário e a segunda versão elétrica. Em uma breve linha do tempo, vale uma pausa para lembrar que a Toyota implantou esse suv premium no mercado em 1994 pela primeira vez. Em 1997, a montadora foi pioneira ao seu tempo e lançou um Rav4 ev. Mas agora ele retorna com foco total ao público tecnológico. Já que a novidade é a motorização, vamos detalhar esse aspecto.

Em primeiro lugar, nada de pensar que você vai parar em uma tomada para carregar o SUV. A tecnologia que a Toyota implantou é de motores elétricos com energia regenerativa, ou seja, ao acionar os freios do carro o motor automaticamente carrega. E por falar em motor, a Rav conta com três elétricos e um a combustão que juntos produzem 222 cavalos com uma transmissão cvt. De acordo com o Inmetro, esses números estão ligados a cerca de 15 km/l de gasolina na cidade - nesse primeiro momento a motorização não é flex. Em tempo, propulsor da nova Rav é inédito e estreia nela.

Com esse sistema híbrido, o Novo RAV4 Hybrid pode percorrer cerca de 1.000 km com um único tanque de combustível de 55 litros, dependendo do estilo de condução.

Em tempo, vale lembrar que a Rav4 híbrida tem tração 4x4 AWD, que foi desenvolvido para fornecer uma condução característica de um SUV e excelente eficiência de combustível. Este sistema de tração fornece torque às rodas traseiras dependendo da situação, por meio de um dos motores elétricos, localizado no eixo traseiro. A relação de distribuição de torque com as rodas traseiras melhora em comparação com a geração anterior.

Além disso, incorpora a função AUTO LSD, usada para sair das condições de deslizamento por meio do bloqueio das rodas. Quando elas giram sem tração ou são suspensas no ar, o sistema envia toda a força para as rodas que estão no chão, que são aquelas que têm tração.

Esses números podem expressar um pouco de dúvidas na hora de escolher um SUV “tamanho G”. É que esse lançamento deixa o segmento, que já é composto por Equinox, CR-V e Tiguan ainda mais quente. Inclusive, a Toyota espera vender cerca de três mil unidades por ano dessa novidade só no Brasil. Será?

Voltando as detalhes, não é só na motorização que a Rav4 está diferente. O espaço interno é maior, assim como o porta malas e o ângulo de abertura e saída. Além disso, o utilitário ficou mais tecnológico. Exemplificando, os bancos contam com memória para o ajuste, os assentos são ventilados, o ar condicionado é dual zone, a central multimídia tem sete polegadas e há o carregador por indução. O freio de mão é com o botão e os sistemas que auxiliam o motorista dão um show em tecnologia, porém nada além do que já conhecemos nos últimos lançamentos automotivos. Mas tudo isso valoriza o carro. Afinal, quem não quer ter um automóvel com freio eletrônico, sete airbags, controle de estabilidade e tração, assistente de ladeiras, Isofix,controle de cruzeiro adaptativo, farol alto automático, sistema pré colisão, alerta de oscilação, permanência em faixa. Todos esses sistemas e itens fizeram com que a nova Rav contasse com cinco estrelas no Latin Ncap. Nada mau. Agora é esperar a chegada no Brasil, que acontece em junho, e aguardar a cena dos próximos capítulos dessa era “verde” da Toyota. O Corolla híbrido vem aí.

Ficha Técnica

A combustão:
Motor - 2.5
Potência - 178 cv
Torque - 22,5 kgfm

Elétrico:
Motor - THS II
Potência - 120 cv
Torque - 20,6

Potência combinada: 222 cavalos
Comprimento: 4,6 metros
Largura: 1,855 metros
Altura: 1,685 metros
Entre-eixos: 2,690 metros