Novos Hilux e SW4 2020 Modelos trazem DNA Toyota, que aposta em resistência, mais conforto e segurança. Carros tiveram ajuste médio de 2,5% na tabela de preços

Jorge Moraes
jorge@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 18/07/2019 03:00

Recife - A Toyota mira os legionários picapeiros, fãs da marca, que defendem com unhas e dentes a dupla de utilitários considerada a dona do pedaço? A Montadora solta os preços com ajuste médio de 2,5% nas linhas 2020 da picape Hilux e do SUV SW4. Os modelos mais caros da gama recebem sete bolsas infláveis na ampliação do pacote de segurança. Os SR passam a oferecer controle de estabilidade (VSC), tração (TRC) e assistente de partida em rampa (HAC).

A gama com mudança de ano/modelo se prepara para chegar às lojas em 12 versões de acabamento e preços que variam de R$ 119.940 a R$ 214.690. A SW com seis catálogos nas lojas vai de R$ 161.590 a saltitantes R$ 279.990 para a Diamond de sete lugares. O carro representa o DNA Toyota no segmento de poucos concorrentes, como a renovada Pajero Sport (R$ 250 mil).

Mas se por fora tá tudo igual, é a mesma coisa, o que há de novidade a bordo? A nova central multimídia com tela de oito polegadas, mais rápida com reconhecimento de toques simultâneos (permite o zoom), assim como a função MirrorLink, onde o motorista pode espelhar via cabo as funções do celular.

Quem esperava pela tecnologia do Car Play ou Android Auto vai ficar sentado por muito mais tempo (nem sei quanto) porque a proposta do espelhamento é outra. Quebra o galho? Sim. Mas precisaremos, no segundo passo, analisar, na prática, o ingresso da conectividade com o Miracast, conexão via Wi-Fi, que projeta o Waze, Google Maps, YouTube e outros mais. A TV digital, o GPS integrado e a projeção da câmera de ré foram mantidos, assim como a conexão USB e AUX.

No design, a Toyota escreve como novidade a cor branco pérola para seus dois “tanques de resistência” nos topos da gama, SRX. A picape Hilux, atualizada no ano passado, continuou na proposta de ser um veículo desmembrado do SUV. O utilitário de caçamba tem 5.315 mm de comprimento, sendo 15 mm menor em relação à versão anterior.

Motorização
Nada mudou. Os motores são diesel e flex. A óleo é o 2.8 de 16V turbo de 177cv de potência a 3.400 rpm e caixa automática de seis velocidades nos modelos de tração integral. A Toyota também oferta o câmbio manual para as versões Standard Power Pack, Standard Narrow, Cabine Simples e Cabine Chassi.

O motor flex de duplo comando de válvulas VVT-i de 2.7 litros e 16V DOHC é exclusividade do mercado brasileiro e rende 163 cv a 5.000 rpm no Etanol, e 159 cv com gasolina. A caixa de transmissão é automática de seis velocidades.

Na ficha técnica
Suspensão dianteira independente com mola helicoidal, na traseira eixo rígido com feixe de molas semielípticas. Freio a disco na frente e tambor atrás. A direção é hidráulica e os pneus são 265/60 no aro 18. Na SW, o sistema de freio é a disco nas quatro rodas.
 
Memória
A atual geração da Hilux começou a ser vendida no Brasil em novembro de 2015 e até junho já emplacou no mercado 126.994 unidades. Seu primo distante, SW4 iniciou a trajetória de vendas em fevereiro de 2016 e até junho já vendeu 44.393 veículos.

Preços

HILUX DSL


GR-S Cabine Dupla 4x4 A/T
R$ 214.690

SRX Cabine Dupla 4x4
R$ 205.590

SRV Cabine Dupla 4x4
R$ 187.890

SR Cabine dupla 4x4
R$ 169.940

Cabine Simples STD Power Pack 4x4 M/T
R$ 149.705,00

Cabine Simples STD NARROW 4x4
R$ 147.205,00

Cabine simples STD 4x4
R$ 130.360,00

Chassi cabine simples 4x4
R$ 126.200,00

HILUX FFV

SRV Cabine Dupla 4X4 A/T
R$ 146.590

SRV Cabine simples 4X2
R$ 135.190

SR Cabine Simples 4X2
R$ 125.440

SR Cabine Simples 4X2 M/T
R$ 119.940

SW4 DSL

SRX Diamond 7L A/T
R$ 279.990

SRX 7L
R$ 268.890

SRX 5L
R$ 262.590

SW4 FFV

SRV 7L A/T
R$ 191.240

SR 5L
R$ 175.340

SR 5L M/T
R$ 161.590