CAMINHÃO » Tecnológico Actros é lançado antes da Fenatran em São Paulo

Débora Eloy
debora.eloy@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 21/09/2019 03:00

Pouco menos de um mês para o início da Fenatran 2019 (Feira Nacional de Transporte), a Mercedes-Benz já revela seu principal modelo do evento. O novo Actros 2020 foi apresentado em três configurações, 6x4, 6x2 e o novo 4x2. Mas a novidade parece ser mesmo a tecnologia empregada pela marca alemã no extra pesado.

Provando que a conectividade é algo que está cada vez mais presente na identidade da montadora, a Mercedes incluiu, de série no novo Actros sistemas que aumentam a segurança. Como é o caso de assistente de frenagem ativo, assistentes de ponto cego e fadiga e programa eletrônico de estabilidade.

Atrelada à tecnologia está também a economia de combustível, estimada em 12% pela fabricante, e de custos de manutenção e itens de desgastes que pode chegar a menos R$ 6 mil por ano. Graças as facilidades empregadas com aplicativos que permitem antecipar possíveis falhas nos equipamentos, existe também cerca de 50% de redução nas paradas programadas para manutenção. Destaque também para o peso que ficou até 400 kg mais leve em relação ao modelo atual.

O piloto automático, também de série nas três configurações do Actros, permite uma otimização na condução do veículo. Dentro da cabine a aposta foi no conforto e comodidade. Com duas telas digitais, o condutor pode identificar o desempenho e possíveis problemas no veículo, bem como acessar praticidades na central multimídia que permite emparelhamento com smartphones através do Android Auto e APlle Carplay.

Conectividade
Com base em telemetria, inteligência artificial, algoritmos, tecnologia digital e automatização, o Novo Actros traz novos serviços e conectividade. O inédito portfólio de soluções que chega ao mercado junto com o lançamento da marca e se destaca por inovações exclusivas para o segmento de caminhões, como o Mercedes-Benz Uptime, a plataforma de logística Habbl, os serviços e consultoria do Total Mobility e aplicativos que ajudam o motorista no seu dia a dia. Os aplicativos exclusivos para motoristas e frotistas poderão ser acessados através de celulares ou pela tela touch screen do Novo Actros.

O app Liga nas Estradas avalia motoristas por pontuação de acordo com sua forma de dirigir. Já o app Jornada do Motorista faz a gestão do dia a dia do condutor do veículo. O App Vehicle Lens faz um check-list online completo do veículo antes de passar o caminhão de motorista para motorista. E com o App Mercedes Club, o participante pode agendar serviços, participar do programa de fidelidade e ter descontos em peças e serviços em lojas parceiras

Os preços do Novo Actross, aparentemente, é a única novidade que a Mercedes-Benz vai levar para a Fenatran. As vendas da novidade começam a partir do próximo ano.