Antes de colocar o engate, leia o manual Apenas alguns modelos específicos possuem liberação da montadora para usar o equipamento

Iris Costa | Especial para o Diario
iris.presley@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 18/01/2020 03:00

Um acessório inocente vem dando dores de cabeça aos donos do Onix Plus e do Corolla - o encaixe para reboque. Apesar de muitos não saberem, a geração anterior do Corolla, comercializada de 2014 a 2019, e o Onix Plus não possuem capacidade para transportar reboque especificada no manual do proprietário. Por conta disso, muito condutores estão enfrentando problemas com multas e fiscalização.

Segundo a Resolução 197/06 do Contran, só podem tracionar reboques os veículos que tiverem a capacidade máxima de tração declarada pelo fabricante ou importador.

O manual do Corolla traz a seguinte mensagem: “A Toyota não recomenda o reboque de um trailer com este veículo. A Toyota não recomenda a instalação de um engate para trailer ou de um bagageiro para cadeira de rodas, scooter, bicicleta, etc. que utilize um engate para trailer. O seu veículo não foi desenvolvido para rebocamento de trailer ou para o uso de bagageiros montados em engate para trailer”.

Já a Chevrolet declara nas recomendações do Onix Plus: “Perigo! Este veículo não está apto a receber engate traseiro e, desta forma, tracionar reboques”. Apesar da proibição, os donos do Onix Plus tem uma fator a mais que pode induzi-los ao erro: a própria rede Chevrolet comercializa os engates como acessórios.

Devido ao alerta explícito, ambos os sedãs estão passíveis de multa. O descumprimento da regra é infração grave, enquadrada no inciso XII do artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) – uso de acessório ou equipamento proibido. A penalidade é a aplicação de multa de R$ 195,23 e cinco pontos da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).