Virtus GTS é opção ao Jetta Sedãs exibem porte de esportivos e têm preços parecidos. A novidade conta com itens exclusivos da sigla GTS, compartilhada com o hatch Polo

Jorge Moraes
jorge@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 22/02/2020 03:00

São Paulo - A Volks não aposta nesse embate. Mas será que o público vai perder esse comparativo? No show room das lojas será inevitável um sedã não encontrar o outro. Mais esportivo, o GTS vai elevar o patamar de busca por uma pegada mais jovem do modelo ao preço de R$ 104,9 mil.
 
A versão mais esportiva do novo sedã traz um visual exclusivo com motor 250 TSI. Entre os itens exclusivos, um friso vermelho (lembra do GTi?) ligando os faróis full LED. E tem mais além de grade do radiador em formato de colmeia e a logo GTS. Na traseira, senti falta da dupla saída de escapamento como no Polo. Quanto ao Jetta, tem o mesmo conjunto mecânico mas um outro status, mais conservador.
 
José Loureiro, gerente executivo de engenharia, amplia a nossa colocação quando diz que o conflito dos modelos pode acontecer entre o Jetta R-Line e o Virtus GTS. A lógica, sem levar em consideração o preço, seria essa. Mas o R-Line é mais salgado, melhor e custa na faixa dos R$ 120 mil enquanto o de entrada sai por R$ 11 mil a menos. Na questão dos valores, eles entram na contramão do que disse o engenheiro.
 
Virtus GTS é mais carro que o Jetta de entrada? Eu prefiro. Quanto ao R-Line, não, curto a opção com teto solar. E dentro dele não esqueça, na hora do teste drive, de colocar o modo de condução mais arrojado. Faça isso na tela da central de info entretenimento.
 
O som Beats faz a diferença? Sim. Quem gosta de uma boa música vai curtir muito. O contrário disso é silenciar o rádio e deixar o ronco esportivo do escapamento conversar com você. Na estrada, mesmo naquele dia de chuva que parou São Paulo, o sedã mostrou competência mecânica no 1.4 de 150 cv. A direção, uma seda quando tem que ser e a suspensão durinha sim senhor.
 
A novidade equipada com motor TSI entrega 25,5 kgfm de torque. Associado ao câmbio automático de seis velocidades decorado por um belo console central. Entre as facilidades a bordo, o botão de partida ligado à chave presencial e além dele, o seletor de perfil de condução, que permite ajustar a experiência de direção entre os modos normal, ecológico, esportivo ou individual. Falei disso. Não esqueça porque o atuador sonoro, outro item exclusivo do GTS amplifica a experiência esportiva ao volante.
 
No design, o modelo traz de fábrica faróis full LED com desenho exclusivos da versão GTS, além da luz de condução diurna que facilita a visualização durante o dia. As rodas são de 17 polegadas diamantadas. Isso você não vai encontrar no primo Jetta de entrada.
 
Na cabine é possível encontrar os charmosos bancos com um misto de tecido e couro, com um desenho que abraça o motorista. Detalhes na cor vermelha também podem ser encontrados nas molduras de saídas de ar, na base da alavanca do câmbio e tapetes.
 
Para a tecnologia, a Volkswagen desenvolveu um painel digital que apresenta informações de navegação que podem ser mostradas em 2D ou 3D, em uma tela de 10,25 polegadas. O sistema Discover Media permite conectividade com smartphone por meio do App-Connect e nele Apple CarPlay e Android Auto.