Ranger Storm mira no off-road Modelo recebeu itens de série que ajudam àqueles que não dispensam uma aventura fora da cidade

Jorge Moraes
jorge@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 04/04/2020 03:00

Picapeiros, jipeiros, troleiros, atenção à esta matéria: a Ford está com um olhar especial voltado para vocês. Hoje, apresentou em São Paulo (no modo virtual) com todo mundo em casa, a Ranger Storm. Uma picape 60% off road e 40% estradeira ou quem sabe urbana. A proposta é direta e custa a partir de amanhã R$ 150.990. Preço único. Acessórios à parte são a capota marítima e o snorkel ao preço de R$ 5.660. Os 60 primeiros compradores receberão como bônus.

A Storm estampa um estilo aventura e não esconde o orgulho do desempenho do motor 3.2 litros de 200 cavalos. O acabamento é inspirado na XLS, apesar da frente exclusiva com grade e alargador de para-lamas e santantonio próprio do modelo. E gostei disso. Achei que a caçamba ganhou mobilidade.

Desenvolvida no Brasil, a novidade teve todos os seus componentes testados em condições extremas para garantir alto padrão de eficiência e durabilidade testemunhou a Ford na conferência.

O projeto da nova Ranger Storm contou ainda com o suporte de outros centros mundiais de engenharia da Ford especializados em picapes, nos EUA, Autrália e na Tailândia. Com plataforma global vendida em 190 países, o modelo é produzido para o mercado brasileiro na planta de Pacheco, na Argentina, fechada até o dia 30 de abril.

O estoque para atender a demanda pelas possíveis venda On line está garantido, disse o vice-presidente da Ford, Rogélio Golfarb, na quarentena, em casa, sorridente porque estava pela primeira vez em contato com a mídia, mesmo que através da tela.

Além da capacidade de tração de quase 6 mil kg, a Ranger tem a maior capacidade de imersão declarada da categoria, de até 800 mm. A versão Storm conta com um motor 3.2 turbodiesel de cinco cilindros com potência de 200 cv e torque de 47,9 kgfm e transmissão automática de seis velocidades.

O diferencial traseiro blocante, acionado por um botão no console, atua em integração com o sistema de tração 4x4. Ele transfere torque para a roda com maior aderência para compensar variações no piso e transpor obstáculos com eficiência.

A Ranger também é equipada com sistema anticapotamento e controle adaptativo de carga. Esses recursos faze, parte do sistema AdvanceTrac, que contribui paa a dirigibilidade da picape tanto vazia como carregada, com: controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, controle automático de descida, controle de oscilação de reboque, assistência de frenagem de emergência e luzes de emergência em frenagens bruscas.

A possibilidade de ter pneus sob medida é outra exclusividade da picape, capazes de entregar um melhor desempenho em diferentes terrenos com mais equilíbrio entre performance e conforto. Eles foram desenvolvidos em parceria com a Pirelli para atender o perfil de uso 60% fora da estrada e 40% na estrada.

Os novos pneus foram testados no Brasil, EUA e Austrália com mais de 90 parâmetros personalizados. Entre eles está o desenho da bandagem de rodagem com grande blocos irregulares e sulcos largos que aumentam a tração em pisos escorregadios e facilitam a drenagem de água, lama, terra e areia.

Entre os itens exclusivos, destaque para os que auxiliam em uma pegada mais off-road, como alargadores de paralamas, estribos laterais tipo plataforma, larternas traseiras trazidas da série especial Wildtrak, santantônio de aço tubular e rodas de liga leve de 17 polegadas.

A Ranger Storm está disponível em sete cores: as sólidas vermelho Bari e branco Ártico, a metálica prata Geada e as perolizadas azul Belize, vermelho Toscana, cinza Moscou e preto Gales. A vermelho Bari não tem custo adicional, enquanto a branco Ártico sai por R e as demais, por R.750.

O modelo vem com: direção elétrica, ar-condicionado automático e digital com controle individual para o motorista e o passageiro, sete airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista), central multimídia SYNC com tela de 8 polegadas, comandos de voz e conexão para Android Auto e Apple CarPlay, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro e duas telas configuráveis de 4,2 polegadas no painel de instrumentos.

SAIBA MAIS

 
O novo modelo apresentado pela Ford foi divulgado para a imprensa através da plataforma online da marca pensado para ser mais off road, do que voltada para a cidade. Para isso, a motorização agora conta com um 3.2 litros capaz de desenvolver até 200 cavalos de potência, nada mau.

Prova do cuidado da marca com quem aposta fora da estrada, a Ford testou a nova Ranger Storm em condições extremas em um trabalho conjunto com países especialistas em picapes como Austrália, Estados Unidos e Tailândia.

A versão especial foi montada sob a plataforma global da picape comercializada em 190 países. Para o mercado local, a Ranger Storm será produzida na planta da marca em Pacheco, na Argetina. Como uma versão especial pede, o modelo recebu vários itens exclusivos para ajudar aos aventureiros, como alargadores de paralamas, estribos laterais tipo plataforma, lanternas traseiras trazidas da série especial Wildtrak e santantônio de aço tubular.