Universo elétrico da Nissan nas corridas Aproveitando a onda de apostas na tecnologia, por conta do isolamento social, marca japonesa investe em treinamentos online para a corrida de Fórmula E

Publicação: 30/05/2020 03:00

O virtual nunca esteve tão perto. Nos circuitos dos simuladores da Fórmula E as corridas continuam no ar e, se você projetá-las na TV, na hora da prova, vai perceber que as impressões são bem semelhantes diante do desafio real. A Nissan detalhou bem isso em uma coletiva exclusiva com seus dois pilotos: Sébastien Buemi e Oliver Rowland, que de casa controlam os carros e concorrem nas divertidas e-racer.

O Campeonato ABB FIA de Fórmula E inclui uma dose adicional de adrenalina ao Race at Home Challenge com o formato Race Royale específico para jogos de simulação, no qual se elimina o último colocado ao final de cada volta. O processo de eliminação continua com apenas 10 pilotos, faltando apenas uma volta até a linha de chegada para decidir as posições que marcam pontos.

Um outro lance legal é a parceria com o UNICEF como parte da estratégia para angariar fundos. Essa é uma das principais bandeiras de defesa da organização. A Fórmula E e o Fundo das Nações Unidas para a Infância “correm” juntos nas corridas dos elétricos em circuito de rua e entra no mundo virtual com o ABB Formula E Race at Home Challenge – a competição de eSports de nove semanas onde se enfrentam todas as equipes e pilotos do Campeonato ABB FIA de Fórmula E que está com a final programada para o dia 13 de junho. As doações para UNICEF podem ser públicas ou não.

Projeção
O cockpit da Fórmula E foi projetado para replicar a posição do piloto em uma corrida de monopostos ou de cockpit aberto (existem diferentes tipos de bancos, dependendo da categoria). Os assentos têm uma configuração especial para a série, com base no banco Playseat de F1.

A Nissan estreou no ABB FIA de Fórmula E na 5ª temporada (2018/2019). Nesta primeira temporada da categoria 100% elétrica de corridas de rua, o piloto Sébastien Buemi terminou em segundo, e a equipe se destacou na com seis pódios, seis pole positions e 16 qualificações para a Super Pole, fazendo a equipe com a melhor performance em qualificações no campeonato.

Na sexta temporada, a equipe está competindo com o carro de Fórmula E de segunda geração (Gen2). Com mais potência – 250 quilowatts, capaz de ir de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos e com uma velocidade máxima de 280 km/h –, o novo bólido traz ainda mais emoção ao campeonato.

A Nissan é a única montadora japonesa a participar da Fórmula E. Já seu modelo 100% elétrico Nissan LEAF registra mais de 450 mil unidades vendidas e se torna o veículo de união entre a competição, a tecnologia e o mundo consumidor.

Pilotos
Sébastien compete na Fórmula E desde o início do campeonato. Na temporada 2015/2016 venceu o campeonato de pilotos da Fórmula E e estabeleceu vários recordes na categoria, incluindo o maior número de vitórias e pole positions, sem esquecer as voltas mais rápidas. Ele terminou em 2º na última temporada do campeonato e disse que continua motivado mesmo correndo no mundo virtual. Sébastien comentou que agora divide o tempo entre as atividades físicas e o simulador.

Oliver correu pela equipe DAMS na Fórmula 2, terminando em 3º na classificação geral em 2017. Em sua primeira temporada na Fórmula E, Oliver surpreendeu com sua rápida adaptação e regularidade – conquistando o título de novato do ano. A dupla Sébastien e Oliver acumulam um total de seis pódios e seis pole positions.

Oliver na entrevista disse que acha divertido o desafio virtual. “Estou em casa treinando todos os dias. Claro, também bastante ansioso para voltar as pistas de verdade o mais breve possível e estar com toda a equipe”.

O piloto ainda reforçou que se você tem um PlayStation, há games de Fórmula 1 e o Forza para praticar em casa. O computador pode ser outro aliado e dá para dirigir vários carros Nissan em diferentes jogos e tem as corridas de Fórmula.