Volks exibe Nivus que só chega em agosto Novidade da Volkswagen nasceu no Brasil e será exportada para o todos os países da América Latina e para a Europa, além de ser o primeiro com o VW Play

Publicação: 30/05/2020 03:00

Mais um modelo que faz parte da nova estratégia da Volkswagen, que começou com o Polo. Agora o Nivus foi apresentado com uma aposta no diferencial tecnológico e na estreia de uma categoria onde a Honda já está com o WR-V. SUV estará nas lojas entre o final de julho e agosto.

Os principais destaques do novo Volks ficam por conta do VW Play e do seu design que foi totalmente criado no Brasil. O carro será exportado para todos os mercados e no próximo ano produzido na Espanha. A partir daqui, o Nivus será comercializado para todos os países da América Latina. Na Argentina, a novidade estará disponível no final do ano com uma motorização desenvolvida exclusivamente para este país.

A sua pré-venda por aqui deve acontecer nas próximas semanas. O Nivus se torna o primeiro modelo da marca a ser vendido antes de estar disponível nas concessionárias.

Para ajudar os clientes na hora de decidir qual modelo e versão comprar, a Volkswagen desenvolveu o Digital Dealer Experience (DDX), um aplicativo disponível em todas as concessionárias da marca, através de um TV digital, que estará acoplado com um óculos de realidade virtual em que o cliente pode conhecer o Nivus e até outros veículos por todos os ângulos.

Também através do DDX é possível personalizar o modelo, desde a sua versão, preferência de cor e até equipamentos opcionais como rack de teto. Também estão disponíveis para o veículo lanternas de LED, abertura de porta kessy, ACC, AEB, seis airbags, detector de fadiga, painel digital ativo, câmera traseira, sistema de frenagem de emergência e o já apresentado VW Play.

Outro aplicativo oferecido pela marca, que também utiliza a realidade aumentada, pode mostrar ao cliente como ficaria na garagem de casa, além de, através da tela do celular, poder explorar o carro, escolhendo as cores disponíveis, conhecer o interior do carro em uma câmera de 360° navegar pelo VW Play, abrir o porta-malas, entre outras funcionalidades.

A produção do Nivus começa em duas semanas, para atender primeiro o mercado brasileiro. O modelo estará disponível nas lojas no começo do segundo semestre com uma gama de equipamentos mais enxuta para atender uma demanda dos clientes. São três versões: Comfortline (duas) e Highline.

No quesito concorrência, o Nivus deve buscar aqueles clientes que estão buscando um carro com design diferenciado e esportivo, mas sem abrir mão do conforto a bordo com uma tecnologia de ponta. A marca aposta na procura por pessoas mais jovens. Todas as versões da novidade serão equipadas com motores 200 TSI flex 1.0 de 128 cv e 200 Nm de torque, exclusivo com câmbio automático.

O estreante tem dimensões diferenciadas, são 4,266 m de comprimento, 1,757 m de largura, 1,493 m de altura e 2,566 m de entre-eixos. O porta-malas tem capacidade para 415 litros, maior inclusive do que a maioria dos utilitários esportivos.

Design
O modelo teve seus primeiros sketches feitos há quatro anos. Como resultado, o Nivus conta com todos os faróis de LED, inclusive os de neblina. Na dianteira, a grade, que liga os faróis, recebeu o novo logo da Volkswagen que está mais simples e bidimensional.

Já na parte de trás, a marca apostou em um elemento horizontal que, assim como na frente, une as lanternas, formando uma peça única. As lanternas começam na tampa traseira e se prologam até parte da lateral. Na parte superior existe um spoiler integrado à tampa traseira que dá a impressão de prolongamento do teto.

Tecnologia
A principal novidade no quesito tecnologia é mesmo o novo VW Play, que já foi apresentado anteriormente pela marca. O equipamento traz uma central multimídia totalmente desenvolvida no Brasil que oferece uma tela de 10 polegadas, sensível ao toque, antirriscos. Quando junto com o painel digital, cria duas ilhas digitais no console do Nivus.

Junto com o utilitário também foi apresentado a VW Play APPs, uma loja virtual, para download de aplicativos direto pelo VW Play, da mesma forma que se faz em um smartphone. São 10 GB de memória disponível para baixar aplicativos.

O VW Play oferece ainda o Manual Cognitivo, com capacidade para ler praticamente todos os formatos de mídia e capacidade de conectividade com smartphones Android e Apple. A tecnologia também foi aplicada, através da realidade virtual, para atrair os clientes. Além do DDX, que estará disponível nas concessionárias e por onde o cliente consegue ver todos os detalhes do carro em 3D, foi disponibilizado ainda um app desenvolvido pela Volks com tecnologia de realidade aumentada.