e-Delivery elétrico de carga Volkswagen Caminhões apresentou o primeiro caminhão elétrico a chegar no mercado nacional, além de ser pensado e produzido para o Brasil

Publicação: 17/07/2021 03:00

A Volkswagen Caminhões traz o primeiro caminhão elétrico produzido por aqui, o e-Delivery. Movido a energia limpa, o modelo foi totalmente desenvolvido, testado e fabricado no Brasil.

Junto com o caminhão, também foi apresentada a nova ação e-Consórcio. Uma parceria com algumas das maiores empresas de eletromobilidade do mundo assegura para o cliente do e-Delivery desde a montagem até a infraestrutura, comodidade e eficiência.

O modelo 4x2 está equipado com um motor que entrega 300kW com torque máximo de 2.150 Nm desde a rotação zero. Equipado com suspensão pneumática de série, conta com seis módulos de bateria ou, opcionalmente, três módulos, de acordo com a autonomia necessária à operação. Tem peso bruto total de 10.700 kg e sua capacidade máxima de carga útil, somada à carroceria, chega a 6.320 kg.

A configuração 4×2 também é bastante versátil em suas aplicações e pode receber seis ou três módulos de bateria conforme o desejo do cliente. Tem peso bruto total de 14.300 kg e sua capacidade máxima de carga útil, somada à carroceria, chega a 9.055 kg, a maior de sua categoria em elétricos do Brasil.

Pernambuco também entra nnessa história. Isso porque, o Grupo Moura integra o projeto do e-Delivery. A empresa é responsável por fornecer os sistemas de baterias de lítio e seus componentes, em parceria com a chinesa Comtemporary Amperex Technology para os novos veículos. Além de garantir o processo de manutenção e pós-venda. Esses sistemas disponibilizados para os novos caminhões serão produzidos em Belo Jardim.