Volks suspende produção Montadora alemã está com apenas um turno funcionando na planta de São Bernardo do Campo, interior de São Paulo

Publicação: 21/10/2021 03:00

A Volkswagen anunciou alterações na produção em sua fábrica de Anchieta, em São Bernardo do Campo, interior de São Paulo, devido à falta de oferta de materiais, os semicondutores que atingem as montadoras em todo o mundo. A decisão foi tomada justamente quando a marca comemora a fabricação de 12,3 milhões de motores ao longo de 25 anos em São Carlos.

Essa crise já atinge não só as fabricantes de veículos, mas todas as indústrias que utilizam os microchips nas suas produções. De acordo com o levantamento da Alixpartner, o rombo por conta dessa crise pode ser de até R$ 210 bilhões no âmbito mundial.

De acordo com as informações do Automotive Business, em Anchieta haverá a suspensão de contrato de trabalho para 1,5 mil colaboradores, o famoso “lay-off”. Essa informação já foi confirmada pelo sindicato dos metalúrgicos da região. Além disso, a fábrica passará a operar em apenas um turno a partir do mês que vem.

Ainda segundo o site, os funcionários de Anchieta já foram avisados pelo sindicato dessa decisão e, por conta da legislação, essa suspensão pode ser de dois a cinco meses. Vale relembrar que a crise também atingiu outras marcas, como foi o caso da Renault que abriu um plano de demissão voluntária (PDV) e já aderiu ao lay-off no Paraná, pelo mesmo motivo da marca alemã.

Além da Volkswagen, a falta de semicondutores acertou em cheio a produção da Chevrolet no Brasil. Juntas, elas são as montadoras que mais sofreram com a crise no mercado nacional que, logo após os impactos da pandemia, desde junho enfrentam mais um problema com a escassez de material para a produção dos veículos.

A falta desses chips eletrônicos recebeu reflexo até nos modelos que foram disponibilizados. Na Volks, por exemplo, o Nivus 2022 perdeu a sua central multimídia na versão de entrada Comfortline. As demais configurações receberam o painel de instrumentos digital de oito polegadas.