Pane seca, um peso a mais Com o preço do combustível aumentando constantemente, a economia na hora de abastecer pode pesar mais no bolso e prejudicar o veículo

Publicação: 02/12/2021 03:00

Todo motorista e proprietário de veículo deve concordar que encarar as altas constantes no preço do combustível é um desafio muito grande. Mas com o peso no bolso vem ainda mais problemas. Quem está acostumado com um gasto fixo por semana ou por mês e não se adapta aos novos valores corre o risco de ter uma pane seca e prejudicar o veículo.

Esse problema, nada mais é, do que quando o veículo para de funcionar por conta da falta de combustível. Mas não é só isso, a pane seca pode, além de acarretar problemas no funcionamento do carro é uma infração de trânsito que afetou até o rei Roberto Carlos durante um passeio no Rio de Janeiro.

Com um aumento médio de cerca de 20% no preço da gasolina só em 2021, o valor chega a quase R$ 8 reais em algumas cidades do país. Na ilha de Fernando de Noronha mesmo, esse número sobe ainda mais. Para evitar o transtorno, é importante manter o tanque de combustível acima da reservar.

Caso contrário, se o tanque esvaziar, o veículo fica imóvel e, dependendo da via, pode acarretar engarrafamentos e até mesmo acidentes. Além disso, é importante ficar atento aos sinais do carro, manter a revisão em dia e ter uma boa conduta ao volante, já que ações que geram maior consumo e marcador com defeito também podem contribuir com o problema.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em seu artigo 180, apenas a falta de combustível no tanque não é passível de multa, mas sim o fato de colocar em risco a segurança no trânsito ou interromper o fluxo dos demais veículos, caracterizando uma infração média.

O principal equipamento que pode sofrer com a pane seca é a bomba de combustível, por isso, caso o motorista sofra com esse problema, além de abastecer é importante procurar logo uma oficina mecânica de confiança para uma avaliação. Responsável por levar o álcool ou a gasoline do tanque para o sistema de injeção, a bomba fica imersa no combustível para lubrificação e para manter uma temperatura adequada. Com a ausencia da lubrificação, o componente esquenta e pode até mesmo queimar.

Caso o filtro de combustível esteja avariado, é possível que o sistema de injeção também apresente mal funcionamento por conta das impurezas que ficam no fundo do tanque e vão para a bomba. Nesse caso, apenas andar com o carro na reserva pode prejudicar o item, já que ajuda a acumular impurezas com o tempo, prejudicando o funcionamento do veículo.

Algumas dicas para evitar a pane seca, além de manter o veículo com o tanque acima da reserva é escolher sempre um posto de combustível de confiança, manter a revisão em dia, ficar atento às luzes do painel e, caso o carro precise ficar parado muito tempo, não deixar grande quantidade de combustível acumulado.