DECORAÇÂO

Estilo na hora de pôr à mesa Mobiliário é fundamental na composição de ambientes, seja nas salas de jantar e estar ou até mesmo no escritório. Cada peça tem características específicas, sem esquecer a funcionalidade

Wagner Souza
Especial para o Diario
Wagner.antonio@diariodepernamb uco.com.br

Publicação: 21/01/2017 03:00

Mesas retangulares são as mais comercializadas no mercado, porque podem comportar um maior número de pessoas nas refeições (Ideias Arquitetura e Urbanismo/Divulgação)
Mesas retangulares são as mais comercializadas no mercado, porque podem comportar um maior número de pessoas nas refeições

Responsável por reunir a família e os amigos, a mesa é um elemento fundamental em qualquer moradia e merece atenção especial. Seja de jantar, escritório, jardim ou do centro da sala, o seu papel também é de compor o ambiente com maestria. Além de exercer a função clássica de ser o habitat das refeições, o móvel também tem papel decorativo, proporcionando charme para o cômodo. São vários os modelos disponíveis no mercado, desde as básicas quadradas, retangulares e redondas até as mais diferentes, como as triangulares.

Como a oferta é ampla, é comum a dúvida sobre qual formato de mesa é mais adequado para sua sala de jantar. Para a arquiteta Taciana Galvão, antes de escolher o modelo, é fundamental tirar a medida de todo o ambiente para que haja espaço suficiente para a circulação de pessoas, além de levar em conta o número de pessoas que moram na casa. “Apesar da maioria pensar que é só escolher uma mesa com um design legal e de preço acessível, devemos levar em consideração na hora da compra algumas informações essenciais, até porque é bom pensar que  o objeto vai durar bastante”, comenta Galvão.

O formato a ser escolhido varia de cada a personalidade do morador. Segundo Taciana, a mesa redonda transmite um pouco mais de ousadia e contemporaneidade, enquanto a quadrada imprime mais sobriedade e elegância. “As mesas redondas e ovais são bacanas porque privilegiam o espaço, dando mais circulação nas suas laterais. As quadradas e retangulares são mais indicadas para famílias maiores”.

A empresária Jacyra Salsa, 42 anos, não quis seguir as novas tendências disponíveis no mercado e optou por uma quadrada branca, pois queria algo mais neutro e clássico.“Como pretendo passar um bom tempo com a mesa, escolhi uma branca porque combina com qualquer outro objeto de cor diferente. Não quis saber de moda, pois enjoaria fácil. E essa minha jamais ficará cafona”, comenta.

No centro de tudo, a peça: Mesas de centro, além de decorar o ambiente, servem como apoio e ajudam a delimitar o espaço da sala.  Podem ser encontradas em diversos materiais como madeira, vidro, acrílico, laca ou metal. São ótimas para objetos de decoração, mas evite comidas e bebidas (Ideias Arquitetura e Urbanismo/Divulgação)
No centro de tudo, a peça: Mesas de centro, além de decorar o ambiente, servem como apoio e ajudam a delimitar o espaço da sala. Podem ser encontradas em diversos materiais como madeira, vidro, acrílico, laca ou metal. São ótimas para objetos de decoração, mas evite comidas e bebidas

Outro tipo de mesa que agrega valor para a decoração da casa são as de centro. Especialistas apontam esse mobiliário como um dos móveis mais versáteis que existe. Ela decora o ambiente, serve como apoio e ainda ajuda a delimitar o espaço da sala. “Como a mesa de centro acaba ficando pertinho de quem está na sala, é interessante pensar em um tamanho adequado para que ela seja funcional. Ou seja, que caiba um artigo decorativo e ainda sobre espaço para apoiar algum copo, por exemplo”, destaca o arquiteto Pedro Melo.

Segundo Taciana Galvão, as pessoas estão procurando novidades em materiais, texturas e formatos. “Peças espelhadas e coloridas estão em alta, pois dão um ar de contemporaneidade ao ambiente”, aponta. No entanto, é ideal atentar-se ao ritmo e aos moradores da casa. “Se há circulação de crianças, animais de estimação e pessoas com restrição de movimentos, por exemplo, é necessário tomar cuidado com as quinas e objetos que serão expostos na mesa. Também há as mesas de computador, que bem organizadas dão um charme para o ambiente. Existem diversos modelos que atendem à necessidade do espaço escolhido, podendo elaborar uma rotina de tarefas em qualquer dependência da casa. Para espaços menores, uma compacta e funcional pode auxiliar na organização, como as mesas laterais, que são adotadas do lado dos sofás. “Maiores ambientes comportam mesa extensas para computador, com linhas contínuas que preenchem o espaço e podem ser utilizadas para abrigar outros objetos como livros e vasos”, orienta a personal organizer Marcela Ribeiro. A empresária Jacyra Ribeiro também pensou bem antes de escolher sua mesa. “Queria algo que um toque de requinte no ambiente. Como meu escritório é todo branco, escolhi uma mesa de aço inox com tampo de madeira para dar um contraste, deixando a sala mais sofisticada”, comenta.

Tipos de mesa:

Redonda

Ela é muito utilizada em casas de solteiros, famílias pequenas e cozinhas. Além de economizar espaço, facilita a movimentação pelo ambiente, dá a sensação de proximidade maior e pode acomodar um maior número de pessoas quando necessário. É simples, funcional e fácil de combinar com a decoração.

Quadrada
Além de bonita, ela é confortável para os convidados, pois ficam todos próximos. Mas para escolher essa mesa é necessário que se tenha uma sala ampla, porque ela ocupa bastante área nos quatro lados. Uma opção é encostá-la na parede para ocupar menos espaço, porém um lugar será perdido.

Mesa oval
Uma boa opção para quem tem espaço suficiente e um ambiente com muita circulação nas laterais. Ela evita que se esbarre nas quinas, como acontece em uma mesa retangular, por exemplo.

Mesa retangular
Essa é a mais utilizada, a mais comercializada. A maioria tem um tamanho interessante e comporta muito bem seis pessoas, o que é um bom número para um jantar mais descontraído.

Mesa triangular
Trata-se de um modelo diferenciado que deixa o ambiente da casa mais sofisticado. Como qualquer outra mesa, ela pode ser em madeira maciça, com armação em aço e base de vidro e até mesmo armação em madeira e base de vidro. O difícil é encontrar toalhas para cobrir e muitas vezes o proprietário precisa encomendar.