DECORAÇÂO

Colorindo a vida A sua casa não precisa ser igual às outras: as cores podem dar alegria e personalidade ao seu lar

texto: Gabriela Bento
Especial para o Diario
gabriela.bento@diariodepernamb uco.com.br

Publicação: 20/01/2018 03:00

Você já reparou que os novos lares estão cada vez mais parecidos? O que parte das pessoas procuraram são tons neutros e clássicos, nada que chame muita atenção. Mas será que nestas casa tem um pouco de vocês? Se usadas de maneira eficiente, as cores podem demonstrar muito da sua personalidade. Afinal, elas são uma forma de comunicação não verbal, mas também podem te ajudar a melhorar o humor e energia da casa. Não é preciso exagerar: as possibilidades são infinitas, o mais importante é saber como usá-las a seu favor. As cores podem estar presentes em paredes, tetos, objetos e em pequenos detalhes. Entenda o seu estilo e aproveite!

Não pense que as cores precisam ser extravagantes. A publicitária Talita Barros coloriu o seu apartamento e ainda assim conseguiu deixá-lo harmônico. “Eu amo cores, sou um arco-irís, por isso senti necessidade de colocá-las nas paredes e objetos”, conta. A publicitária não gosta do clássico e queria alegrar o ambiente do seu jeito junto com o seu marido Jadir Carvalho, TI. “A gente que planeja e faz tudo. Eu tiro foto do espaço, elaboro no Photoshop e o meu marido aprova”, explica.

Assim como Talita, você também pode deixar a sua casa ainda mais feliz e com seu estilo com a ajuda das cores. Segundo o arquiteto Rafael Amaral Tenório, as cores podem passar sentimentos. “Todo lar tem que ter a cara do dono, com a personalidade dele. As cores podem até corrigir o humor da pessoa mal-humorada, se bem trabalhado. Quem visitar a sua casa vai carregar o sentimento que seu lar passa. Então, ela deve sair com cores na memória. Existem estudos que podem embasar os projetos”, esclarece.

Já que as cores podem somar na sua residência, não custa arriscar. Caso deseje um projeto colorido, não hesite pedir ajuda a um profissional, afinal, temos 5 mil cores para serem exploradas. “O nosso trabalho é atender da melhor forma e entender o perfil do cliente. Tudo é possível, afinal estamos em 2018, com tecnologias a favor. Cerca de 90% dos projetos são todos iguais. A culpa em parte é dos arquitetos que preferem ficar na zona de conforto, mas os clientes precisam exigir mais”, alerta o arquiteto Rafael Amaral Tenório. As possibilidade são infinitas, então, invista o seu tempo e vontade. “Ainda temos pastilhas, revestimentos cerâmicos e de pedra, uma gama de papéis de parede vinílico para aplicar nas paredes do banheiro, lavabo e as 5 mil cores. Planejar uma casa igual a outra é exigir pouco do arquiteto”, lamenta.

Para imprimir o seu estilo na sua casa, há outras alternativas que podem ajudar na decoração. De acordo com o gerente da assistência técnica da Iquine, Jorge Holanda, há produtos que você mesmo pode manusear. “Temos uma linha de texturas decorativas, com duas opções. A decoratto rústico e a clássica, que possuem médios e pequenos quartzos, respectivamente, que rolam enquanto você usa a desempenadeira fazendo movimento e ajudam no acabamento. São 14 cores disponíveis, mas você também pode fazer a sua”, relata.  

Para auxiliar na missão, você precisa conhecer os equipamentos e saber utilizar o que já tem em casa. “As texturas dão margem a criatividade. Há rolos de borrachas que são tipo carimbos, de nylon, vocês também pode usar espátulas, vassouras ou até os seus dedos, depende da criatividade de quem está aplicando”, dá a dica o gerente da assistência técnica da Iquine, Jorge Holanda.

Não existe uma fórmula para compor as cores com a decoração geral da casa e cada um deve encontrar a sua inspiração. O estilista e chef de cozinha do Prudente 242 Márcio Costa encontrou a sua motivação na arte. “As cores que eu uso aqui são para realçar o artesanato e toda informação que temos. Para mim, o vermelho traz aconchego. Além disso, eu sou estilista e acho que tudo conversa com a moda”.   

Os papéis de parede te dão outras possibilidades. Neles, podem estar presentes cores e diferentes texturas. Segundo a arquiteta Renata Calheiros, os que são em 3D estão em alta. “Os papéis de parede em alto relevo nos ajudam a trabalhar com cores e texturas diferentes. Você muda a casa sem a sujeira da reforma”, conta.

Veja outras dicas para colorir a casa


TINTAS
Você pode trabalhar com as tintas de diversas formas. Com elas, é possível fazer listras, formas geométricas ou colocar um ponto de cor na casa.

PAPEL DE PAREDE
Já pensou em colocar papel de parede no teto? Não tenha medo de arriscar.

TONS NEUTROS
Não pense que é necessários usar cores fortes. Os tons pastéis são muito bem vindos.

TEXTURAS
Não precisa de muitos equipamentos para realizar esse trabalho. Uma vassoura ou um ciscador pode ser suficiente.

ESTOFADO
Que tal trocar o estofado? Você pode dar um toque de cor na casa com ajuda de um sofá rosa, por exemplo.