DECORAÇÂO

Não alugue de qualquer jeito Decorar o imóvel antes de colocar para locação pode ser um diferencial para conquistar o público. Sites como o Airbnb são plataformas onlines em que os inquilinos podem dar suas avaliações sobre o lugar visitado

texto: Wagner Souza
Especial para o Diario
wagner.antonio@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 24/06/2017 03:00

A casa de uma pessoa diz muito sobre ela. É nesse espaço que se tem liberdade para pintar as paredes com a cor favorita, usar os objetos que mais gosta para a decoração e organizar os móveis da forma que achar mais conveniente. No entanto, quando se trata de um imóvel alugado, o morador tem uma certa limitação para decorar. E se for um aluguel de temporada, o inquilino não tem muito o que fazer e se contentar com o que já há no local. Os locadores, por sua vez, têm se preocupado mais em alugar a residência com uma certa elegância e beleza.

“Desde fevereiro deste ano que alugo um apartamento. Já decorei bastante o imóvel, mas ainda há muito o que mudar. Acredito que o locatário se sente mais à vontade quando está hospedado em um lugar que se aproxime do seu lar. Decorar o lar é um diferencial nesse segmento, já que as pessoas saem satisfeitas”, relata a servidora pública Nathália Cavalcante, 37 anos, que tem um imóvel disponível para aluguel na plataforma online Airbnb. Ela utilizou o estilo de decoração “faça você mesmo”. “Peguei ideias de outros imóveis que já visitei e achei interessantes. Coloquei um quadro que me representa um pouco e dá um tom mais pessoal no ambiente. Todos os hóspedes adoram a decoração”, comenta Nathália.

Segundo o arquiteto Cláudio Portela, o ideal para um imóvel que vai ser alugado é apostar em uma decoração mais neutra. “Esse tipo de trabalho deve partir de um princípio básico mais neutro, assim o locatário pode fazer alguma mudança na decoração de vez em quando. Ou, no caso daqueles que vão passar pouco tempo no imóvel, tons mais sóbrios tendem a agradar mais fácil quem alugam um espaço. Quando a base é neutra, a chance de conflitos estéticos é bem reduzida”, destaca o arquiteto.

O aluguel de quartos também é um segmento que segue em alta. Decorar esses espaços pode agradar aqueles que escolhem o lugar para passar um determinado tempo. “Colocar uma peça da cultura local da cidade enriquece bastante o ambiente e dá um tom bem autêntico. Esse tipo de aluguel é comum ser feito por turistas, então deixar à sua disposição um pouco da cultura daquele lugar pode ser um diferencial”, aponta Cláudio Portela.

O administrador de empresas Jean Gonçalves costuma viajar com amigos e alugar apartamento pelo Airbnb. Ele diz que a decoração do imóvel é um ponto determinante na hora da avaliação. “Como eu adoro arquitetura, ver como os proprietários quiseram decorar seu imóvel chama a minha atenção, seja positiva ou negativa. Não precisa ser algo sofisticado, até porque a simplicidade também é bonita. Um artesanato ou outra tipo de obra de arte dá charme e autenticidade ao ambiente”, comenta. Ele ainda afirma que às vezes também aluga quarto. “Quando viajo só, prefiro alugar apenas um quarto. Acho que esse cômodo precisa ter algo que represente o proprietário do lugar. Dá um tom mais pessoal ao espaço e isso é muito bacana”, ressalta.

Um outro detalhe importante que precisa ser observado pelos donos de imóveis é o revestimento de cada espaço, sobretudo o da cozinha. “Não é difícil encontrar um imóvel em site de aluguéis que esteja com o revestimento desgastado. Na cozinha, por exemplo, é comum se deparar com um balcão com manchas de gorduras. Isso pode assustar o hóspede, levando-o a fazer uma avaliação negativa do lugar”, alerta Juliana Perez, diretora da Inpermel, empresa especializada no assunto. “Antes de fazer uma reforma, o ideal é contar com a ajuda de um arquiteto, o qual pode aproveitar melhor os espaços e escolher o revestimento mais adequado para cada ponto da casa”, destaca Juliana, que ainda ressalta a importância de procurar o produto de melhor custo-benefício. “O ideal é não focar no produto mais barato, e sim naquele que apresente mais durabilidade e resistência”, completa.

O apartamento pode estar com um piso que não agrada muito, mas fazer uma reforma e trocar o material nem sempre é viável. Uma opção prática e que solucionará essa demanda são os pisos vinílicos. “Algumas de suas vantagens são resistência à água, hipoalergênicos, antichamas, isolantes acústicos e podem ser aplicados reaproveitando os pisos já existentes. Também há uma grande variedade de cores, texturas, espessuras e padronagens”, comenta a arquiteta Cristina Moraes.

Onde encontrar revestimento


Inpermal  Rua Carneiro Pessoa, 162A - Pina  (81) 3326-7780
HR Revestimentos  Av. Conselheiro Aguiar, 1385 - Boa Viagem  (81) 3301-4357
Revest Pisos e Revestimentos  Av. Mascarenhas de Moraes, 2555 - Imbiribeira  (81) 3097-5050