DECORAÇÂO

Uma beleza que não tem nada de ser superficial Mercado oferece vários tipos e estilos de revestimentos para compor ambientes

Especial para o Diario
Wagner.antonio@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 22/04/2017 03:00


Na hora de planejar os ambientes de uma casa, é comum se preocupar com a escolha dos móveis mais adequados, bem como dos objetos e artigos de decoração que mais agradam o morador. Engana-se quem acha que isso é tudo. Após o constante aprimoramento de pisos, revestimentos e outros materiais de construção, as formas de construir e decorar imóveis com elegância e funcionalidade estão cada vez mais fáceis de encontrar. Com a finalidade de criar vários cenários decorativos e proteger as superfícies de alvenaria, os revestimentos seguem as tendências lançadas a cada estação, agregando a tecnologia com a estética decorativa dominante.

De acordo com a arquiteta Maria Ana de Andrade Lima, os elementos utilizados para revestir devem estabelecer uma harmonia plena e total com o mobiliário, os adornos, a paleta de cores e o paisagismo de todo ambiente, criando uma atmosfera aconchegante para trazer o conforto e praticidade ao usuário. “Tudo deve ser levado em consideração na hora de escolher o revestimento, garantindo um ambiente bonito, prático e funcional. Fazendo a escolha certa, tudo fica mais fácil: desde o aconchego até a facilidade de limpeza e manutenção”, comenta.

A advogada Marluce Fernandes Filizzola, 53, optou pelo porcelanato em todos os ambientes da casa. Ela mesma que escolheu o revestimento. “Falei para a arquiteta que eu queria uma decoração clean. Ela me indicou uma loja, na qual pude escolher as melhores opções de texturas”, comenta. Ainda segundo a advogada, a decisão pelo tipo do piso foi sugestão da profissional de arquitetura. “Ela (a arquiteta) sabe bem mais do que eu sobre essa parte mais técnica. Apenas disse o estilo que eu queria”, acrescenta.

Os revestimentos atuais, que apresentam uma maior durabilidade, não requerem muitos cuidados. As placas utilizadas para revestir conferem uma beleza aos ambientes, pontificando um bom assentamento e podem ser aplicadas em superfícies ou paredes. São materiais que podem ter acabamentos diversos, como em PVC, porcelanato, tecido, madeira, pedra natural, mármore, entre outros.

O melhor para...

Banheiro

Por ser um ambiente bastante úmido, é importante se preocupar com o mofo. O tipo de piso recomendado é o porcelanato antiderrapante, pois não é poroso, evitando quedas. Os mármores também são uma boa opção para este cômodo, apesar de serem porosos e menos resistentes.

Sala
Usa-se bastante o porcelanato e mármore. Podem vir com o acabamento fosco, tornando a área bem elegante. O ideal é sempre escolher as peças em tamanhos maiores e com borda retificada, levando em conta a beleza e sofisticação. Colocar um tapete é uma boa pedida.

Cozinha
O mais indicado é utilizar um piso resistente e que não absorva água, por ser um dos cômodos com maior uso. O mais indicado é um porcelanato ou granito, já que possui boa durabilidade, além de deixar o ambiente mais prático na hora da limpeza e manutenção.

Quartos
O ideal é pensar no conforto, já que estamos falando do canto mais importante da casa. Os pisos mais utilizados são os laminados e os vinílicos, pois têm uma boa funcionalidade, durabilidade, além de passar uma sensação de bem-estar.

Serviço

Conceitto Acabamentos
Av. Eng. Domingos Ferreira, 1486 - Boa Viagem
(81) 3032-3311

Cenprel Revestimentos
R. Francisco Alves, 578 - Ilha do Leite
(81) 3221-4219

HR Revestimentos
Av. Conselheiro Aguiar, 1385 - Boa Viagem
(81) 3301-4357

Revest – Pisos e Revestimentos
Av. Mal. Mascarenhas de Morais, 2555 - Imbiribeira
(81) 3097-5050

Contexto Revestimentos
Av. Herculano Bandeira, 410 - Pina
(81) 3231-3525